TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Economico - Ava

Exames: Desenvolvimento Economico - Ava. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  600 Visualizações

Página 1 de 3

A CEPAL – Comissão Econômica para a America Latina e Caribe que foi criada para monitorar o desenvolvimento econômico da região Latino-America fez um estudo da literatura brasileira sobre inovação e desenvolvimento á partir da década de noventa, com o objetivo de sistematizar o desempenho das empresas atuantes no país em geração de tecnologias e inovação em processos e produtos, onde ficou provado que o sistema de inovação é imaturo e ao longo do tempo ele pouco se modifica onde a falta de dialogo entre as partes dificulta a melhoria do sistema.

Discussão sobre a situação de saúde da população brasileira, o sistema único de saúde (SUS), com tantas reclamações sobre este assunto, o Brasil ainda é considerado de situação intermediaria para certas doenças e em relação a mortalidade e morbidade por doenças infecciosas.

O que tem aumentado muito são as sequelas das diferentes formas de violência, principalmente as vindas de agressões e acidentes de transito.

De certa forma, q questão financeira para a saúde da nação é uma das poucas que permite consenso entre órgãos sociais, públicos e privados, comprometidos em resolver o problema. O grande desafio é conseguir aprovação do Congresso que regulamenta transparência no comprometimento dos recursos que deveriam ser destinados ao SUS.

A historia mostra que a proximidade geográfica entre países pode ajudar a promover negociações econômicas, mas não podemos deixar de lado que a carência na infraestrutura, o idioma diferenciado atrapalham essa questão de proximidade.

Se tratando de proximidade, as relações comerciais da America do Sul, a falta de tecnologia e infraestrutura, sobretudo em relação ao transporte, tem deixado a econômica do pais bastante frágil, uma vez que a mercadoria fica muito tempo parada, vendo essa situação se torna fundamental um aumento no intercambio entre o Brasil e seus parceiros da America do Sul.

O que podemos dizer sobre o impacto da educação em relação ao crescimento do mercado de trabalho é que com certeza as pessoas estão mais conscientes de que o estudo é fundamental para uma boa posição no mercado de trabalho, tanto que o crescimento dos gastos com a educação privada subiu de 1990 pra cá teve um aumento em torno de 76%, já em relação aos cursos com menor duração, os chamados tecnólogos a taxa tem caído bastante. Do lado privado, há muita atividade e o mercado reage de forma bastante positiva.

Mas a proposta é mostrar que de entre 1996 á 2002 ouve um impacto de choque sobre a demanda por qualificações e conclui-se que durante o período analisado ocorreram choques tecnológicos, que podem ser classificados como choques que deslocam para cima a demanda relativa por trabalhadores mais qualificados.

Para todas as variáveis chegamos a um resultado que ganha relevância, na medida em que pode ser um bom formador de expectativas com relação a dinâmica futura do mercado de trabalho nacional.

Foi feita uma pesquisa para verificar a participação das firmas e se elas estavam sendo inovadoras ou não. Para isso foram analisados vários fatores, tais como o estoque de patentes registradas, se a firma era exportadora ou não, o gasto com investimento em compra e produção, a participação de insumos importados no processo produtivo, tudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com