TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie PPP

Artigo: Dossie PPP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  2.911 Palavras (12 Páginas)  •  1.467 Visualizações

Página 1 de 12

1. Defina planejamento e argumente a respeito de sua importância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.

De acordo com o texto planejamento é pensar e organizar suas ações a fim de alcançar um determinado objetivo. Mesmo que sem perceber, planejamos a todo instante, por exemplo: ao acordar pensamos o que vamos fazer durante o dia. Planejar é importante, pois direciona suas ações, fazendo com que se organize e defina as estratégias e as ações mais adequadas para alcançar o objetivo. No âmbito escolar, o planejamento muitas vezes é feito apenas para atender as exigências burocráticas e não para resolver um problema e melhorar a educação, isso deve-se ao fato dos profissionais da educação não compreenderem a importância do planejamento para sua pratica pedagógica.

2. Pesquise o conceito de planejamento e projeto e aponte os aspectos que os distinguem.

De acordo com o texto planejamento é um processo de busca de equilíbrio entre o que se tem e o que se pretende fazer, ou seja, planejar é refletir, analisar e tomar decisão sobre determinada ação. Já o projeto por sua vez, é um documento, o planejamento é refletido e colocado no papel, o projeto é utilizado para se atingir os objetivos mais específicos.

3. Apresente os cuidados que devemos ter ao fazer uma análise diagnóstica na elaboração de um projeto.

R- Todo projeto começa com um problema a ser solucionado, assim, a analise diagnostica é refletir sobre tais problemas e pensar o que é preciso resolver primeiro, e como solucionar vários problemas com as mesmas ações. Sendo assim nesta etapa do planejamento é imprescindível pois, é o momento de busca e analise de informações necessárias para o projeto.

4. Por que é importante o trabalho em equipe e a participação coletiva, no processo de planejamento?

R- Na área da educação, o planejamento deve ser feito em equipe, pois, o planejamento diz respeito a todos os âmbitos da escola desde a direção até a cozinha, desta forma todos devem participar, afinal o objetivo da escola é melhorar a qualidade da educação e consequentemente formar cidadãos melhores.

5. Qual é a finalidade do projeto? Justifique e apresente suas etapas.

R- O projeto tem como finalidade formalizar o planejamento, ou seja, é quando colocamos no papel as reflexões feitas no planejamento. No projeto é importante definir claramente o que mudar para isso é necessário seguir as etapas propostas, são elas:

• Justificativa, motivo pelo qual se faz necessário a elaboração e execução de tal projeto;

• Objetivo, resultados que pretende alcançar;

• Estratégias ou metodologias, diz respeito as ações possíveis para se alcançar os objetivos, ou seja, o que, com que, onde e como fazer para alcançar os resultados propostos;

• Recursos, podem ser, recursos humanos, físicos, materiais e financeiros;

• Avaliação do projeto, é a verificação se o que está no papel realmente está sendo cumprido, se a realização do projeto foi eficaz.

6. Como deve ser a avaliação do projeto? Responda, assinalando a importância do processo avaliativo para a consolidação do projeto.

R-A avaliação do projeto deve ser feita de forma continua, de modo que seja possível corrigir erros ou mudar a rumo do projeto evitando maiores problemas e aumentando a eficácia. Há vários instrumentos para avaliar um projeto, na educação o mais usado é o questionário.

UNIDADE 2

O PLANEJAMENTO EM EDUCAÇÃO E O TRABALHO PEDAGÓGICO

1. Compare, destacando as semelhanças e diferenças entre o planejamento educacional, o planejamento de currículo e o planejamento de ensino.

R- O planejamento educacional, é abrangente, diz respeito a estruturação e o funcionamento da totalidade do sistema educacional, seus objetivos são a longo prazo, e é realizado pelo governo federal por meio do Plano Nacional de Educação e da legislação vigente.

O planejamento de currículo por sua vez, objetiva-se em traduzir em termos mais próximos e concretos, as linhas-mestras de ação delineadas no PNE. No planejamento curricular são formulados os objetivos educacionais a partir daqueles expressos nos guias curriculares oficiais, de acordo com a realidade da escola.

Já no planejamento de ensino, São as ações realizadas pelo professor para conduzir os alunos a alcançar os objetivos educacionais propostos.

2. Qual a importância do planejamento de ensino?

R-O planejamento de ensino é importante, pois guia o professor na direção certa, afinal quando se trata de educação a escola, os professores e os alunos são integrantes da dinâmica das relações sociais. Assim é necessário que o planejamento seja uma atividade reflexiva acerca de nossas ações e opções, desta forma não nos deixamos levar pelos interesses da sociedade e sim para melhorar a educação.

3. Apresente as etapas do planejamento de ensino e com suas palavras descreva a função de cada uma?

R- As etapas do planejamento de ensino são:

• Conteúdos estruturantes: são conteúdos em que o conhecimento a ser trabalhado tem grande amplitude tanto teórica quanto pratica.

• Conteúdos Específicos: são os conhecimentos que devem ser ensinados aos alunos de acordo com a série, são essenciais e indispensáveis.

• Objetivos: é o resultado que se deseja obter com determinado conteúdo trabalhado.

• Metodologia: é o método e recursos utilizados pelo professor para a realização de atividades e aprendizagem.

• Avaliação: verifica se os objetivos propostos foram alcançados.

4. Pesquise o que é o PNE e apresente três dentre as metas propostas para o decênio de 2011 a 2020, evidenciando seu posicionamento.

A sigla PNE significa ”Plano Nacional de Educação”, é composto por 10 diretrizes objetivas e 20 metas onde são explicitadas as estratégias para melhorar o futuro da educação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com