TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie De Ppp Projeto Político Pedagógico

Pesquisas Acadêmicas: Dossie De Ppp Projeto Político Pedagógico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  8.114 Palavras (33 Páginas)  •  1.105 Visualizações

Página 1 de 33

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

PLANEJAMENTO E PROJETO PEDAGÓGICO – 80h

UNIDADE 1

NOÇÕES, CONCEITOS E DETERMINANTES DO PLANEJAMENTO, PLANO E PROJETO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Defina planejamento e argumente a respeito de sua importância no contexto escolar, explicando as respectivas etapas.

Planejamento é o ato de pensar, planejar, prever o que pretenderá fazer, seja lá o que for, tem que ser sempre planejado. Pensar, prever e intervir são as três palavras chave para se ter um planejamento. Pensar o que vai fazer ou que conteúdo irá aplicar; prever os objetivos a serem alcançados o que esperar com esse conteúdo e ser aplicado o que deve ser explorado e trabalhado; intervir na realidade com a intenção de mudá-la em função de ideias que tem sobre o abjeto a ser mudado.

Na escola o professor usa o planejamento como seu principal instrumento de trabalho não tem como um professor chegar numa sala de aula sem saber o que pretenderá com seus alunos ou sem um objetivo a ser conquistado e explorado ou sem uma metodologia específica para aquele conteúdo. O professor sempre tem que estar planejando, pensando e questionando sobre como e de que forma usará os recursos para atender as necessidades de seus alunos e conquistando seus objetivos de forma satisfatória e com o resultado esperado.

Para realizar um planejamento o professor terá que fazer um diagnóstico conhecendo e levantando pontos a serem explorados e trabalhados com a intenção de atender as necessidades de seus alunos, feito isso, elaborar um projeto determinar objetivos e metas a serem alcançadas, definir metodologias e estratégias indicando os recursos e os meios as serem utilizados e descrever como será avaliado, feito isso vem a execução do projeto e por fim a avaliação.

2. Pesquise o conceito de planejamento e projeto e aponte os aspectos que os distinguem.

Os termos Planejamento, plano e projeto estão relacionados à organização das ações, são conceitos que se completam ao passo em que são executados. O planejamento é a ação mais complexa, pois a partir dele surge a necessidade de se elaborar um plano ou um projeto.

O planejamento organiza e coordena ações a serem tomadas para a realização de uma atividade visando solucionar problemas ou alcançar objetivos. Para que se chegue aos objetivos é necessário fazer a elaboração de um plano que prevê as ações, o resultado do planejamento, por meio dele é possível registrar as ações que serão realizadas, cronograma, lista de atividades e tarefas, estratégias, metodologias, propostas, programas, recursos utilizados e avaliação.

3. Apresente os cuidados que devemos ter ao fazer uma análise diagnóstica na elaboração de um projeto.

Ao fazer um diagnóstico o professor deve conhecer o ambiente e detectar os problemas existentes naquela turma levando em conta a faixa etária dos alunos, o grau de dificuldade que os alunos apresentam com determinado assunto ou conteúdo. Ao ter essa primeira visão geral o professor deverá detectar os pontos fortes e fracos implicando num estudo multifocal, intersetorial, multidisciplinar e interdisciplinar.

Feito isso, deverá começar as sub-etapas do diagnóstico a caracterização inicial onde o professor deverá identificar a realidade em que a organização institucional se apresenta, envolvendo a análise de seus objetivos, funções, filosofia, recursos, estratégias, formas de avaliação das necessidades e restrições externas.depois disso o professor deverá buscar e pesquisar dados e informações dos problemas levantados e por fim, deverá fazer uma análise diagnóstica, é fazendo uma reflexão dos problemas e causas existentes sobre as informações levantadas e obtidas.

4. Por que é importante o trabalho em equipe e a participação coletiva, no processo de planejamento?

Porque quando se pensa em planejamento envolve toda a instituição de ensino, ao realizar o projeto é preciso prever com antecedência tudo o que pretenderá alcançar com a realização de um projeto, se precisará de recursos financeiros, ou de materiais de sucata, por exemplo, ou de materiais que a instituição não tem e que precisará comprar, ou ainda de um passeio que poderão fazer. Esse planejamento é preciso ser feito com antecedência a fim de dar o tempo necessário para que a instituição e o professor se organizem para realização do projeto e que tudo possa ser feito com organização é preciso planejar e pensar no que será feito e assim executado.

5. Qual é a finalidade do projeto? Justifique e apresente suas etapas.

O projeto é uma parte muito importante do planejamento é com ele que o professor poderá fazer uma reflexão sobre as informações levantadas para colocar no papel e formalizar o documento. Para fazer um projeto é necessário ter:

 justificativa que compõe uma fundamentação teórica e a importância do projeto, devendo ser destacadas as vantagens que o projeto pode oferecer e respondendo o motivo ou o porquê do projeto;

 objetivo geral que é o global, ou seja, o principal objetivo a ser alcançado;

 objetivos específicos que podem ser vários que levam ao objetivo geral;

 metas é nelas que são descritas as características das ações, o tempo previsto para alcançar cada uma e até quando poderá ser alcançada;

 estratégias ou metodologias determina o que, com o que, onde e como fazer para realizar o projeto e alcançar os objetivos. Também indica os mios, os passos, os métodos, os processos, as técnicas e as maneiras de agir.

 recursos servem para identificar o que o professor precisará para realização o projeto, podendo ser materiais, sucata, e até financeiros.

 Avaliação do projeto visa como verificar se o projeto teve resultados excelentes, realmente de qualidade, ou seja, se houve eficácia. Avaliando como era antes e como ficou depois.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.4 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com