TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossiê de geopolitica

Por:   •  20/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.168 Palavras (13 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 13

PONTIFICE UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Departamento de Relações Internacionais

Pedro Henrique Fernandes Costa

DOSSIÊ DE GEOPOLÍTICA

Belo Horizonte,

2014

Pedro Henrique Fernandes Costa

DOSSIÊ DE GEOPOLÍTICA

Trabalho apresentado a disciplina Geopolítica do curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Professor: Oswaldo Bueno Amorim Filho

Belo Horizonte

2014

ROTEIRO

INTRODUÇÃO

EPISTEMOLOGIA

GEOGRAFIA POLITICA E GEOPOLITICA

ESCOLAS CLASSICAS E GEOPOLITICOS IMPORTANTES

A ESCOLA FRANCESA DE GEOPOLITICA

GEOPOLITICOS IMPORTANTES

VERTENTE MILITAR BRASILEIRA DA GEOPOLITICA

IMPORTANTES GEOPOLITICOS BRASILEIROS

CHOQUE DE CIVILISAÇÕES

CONCEITO DE POSIÇÃO GEOGRAFICA (ABSOLUTA E RELATIVA)

CONCEITOS GERAIS DOS BALCÃS E SUAS PRINCIPAIS RELIGIÕES

SÉRVIA

TURQUIA

CROÁCIA

CONSIDERAÇÕES FINAIS

BIBLIOGRÁFIA


EPISTEMOLOGIA

Epistemologia-É um embasamento filosófico criado para analisar a realidade do conhecimento. Antes de se poder afirmar ter qualquer tipo de conhecimento, deve-se primeiro passar por um embasamento epistemológico e então se construir o conhecimento através de um espírito crítico para as informações adquiridas, pois a informação é algo que não tem apenas uma face, uma versão. Sobre um mesmo fato podem-se ter diferentes pontos de vista e diferentes versões, justamente porque a informação é seletiva, escolhida pelo seu transmissor por critérios e que justamente por isso, conta apenas parcialmente a verdade. Sendo a informação algo incompleto e facilmente maleável, é necessário um bom embasamento epistemológico e senso critico por parte de quem busca o conhecimento para poder analisar sob variadas fontes de informação diferentes e filtrar do conteúdo adquirido aquilo que pode ser transformado em um conhecimento mais completo, mas nunca a total noção da realidade, pois o conhecimento é apenas um fragmento da realidade.

GEOGRAFIA POLITICA E GEOPOLITICA

Geografia politica e geopolítica- Há uma discussão sobre os conceitos de geografia politica e geopolítica. Atualmente, a geografia politica e geopolítica são considerados sinônimos pela maioria dos profissionais do ramo mas ainda assim, existem os mais conservadores que dizem existir uma diferença entre os dois conceitos mas independente de haver ou não diferença entre geografia politica e geopolítica, uma coisa é certa: seu conhecimento é fundamental e importantíssimo para as Relações Internacionais pois é a partir de seu estudo que se responde à pergunta que talvez seja a mais importante para um internacionalista. Responde a pergunta "onde?”, ou seja, para um bom conhecimento do internacional e para se responder a qualquer pergunta posterior, é fundamental que se conheça o "onde", que se tenha noção espacial, cultural e politica para se saber com quem você está lidando.

Tratarei dos conceitos de geografia politica e geopolítica como sendo uma só ciência e chamarei-os, a partir deste ponto, apenas de geopolítica para facilitar a compreensão.

 Em seu estudo são utilizadas varias técnicas de informação. Dentre elas, as mais importantes são: Cartográficas, semiológicas (símbolos), gráficos, computacionais, dentre outros.

A geopolítica é uma ciência formada por diversas vertentes teóricas, dentre elas, as três disciplinas que mais a marcam, em geral, e que têm participação inquestionável na formação desta disciplina são: Geografia, história e ciências politicas.

Atividades que mais usam da geopolítica: Atividades formais: Ensino escolar, mídia (como jornais, revistas e outros veículos de informação), organizações internacionais, organizações governamentais, serviço militar, diplomacia; Atividades informais: serviços de inteligência, guerrilhas, organizações ligadas a atividades criminais (trafico internacional de armas, drogas, pessoas, animais exóticos; organizações terroristas, entre outros), organizações ligadas a migrações clandestinas.

A geopolítica é um conceito muito amplo e pode ser analisada sob infinitos pontos de vista e estudada de incontáveis maneiras, seja para atingir fins de boa intenção como transmitir informações ou ter conhecimento sobre a região e cultura de com quem você está lidando, ou seja, com fins mau intencionados como planejar um ataque terrorista ou esquema de trafico.

ESCOLAS CLASSICAS E GEOPOLITICOS IMPORTANTES

A base das principais teorias das escolas clássicas surge na Alemanha no século XIX com o Friedrich Ratzel e perdura até 1945 quando a geopolítica estava associada ao nazismo e entra em crise com a morte de Hitler

A geopolítica é recuperada, pelos franceses, de 1946 a 1970 e, com o surgimento da escola francesa de geopolítica, esta tem um grande desenvolvimento.

Conceitos da geopolítica alemã: 1-Conceito de solo- o território é fundamental; 2-Deustchtum- literalmente "germandade". É a coletividade considerada como de civilização germânica; 3-Lebersraum- espaço vital. É o espaço vivido por determinado grupo; 4-Vaterland- pátria. Volk- o povo; 5-Walksdeustche- minorias alemãs; 6- Reinchdeustche- originarias do reinch alemão; 7-Valkstum- a personalidade do povo; 8-Raum- espaço; 9-Lage- posição geográfica; 10-Sitio- posição espacial ocupada, onde algo está situado, sua posição central

A escola alemã possui muitos geopolíticos importantes, dentre eles falarei sobre três grandes nomes que a marcaram. Friedrich Ratzel- importante geopolítico alemão nascido em 1844 foi o fundador da geopolítica propriamente dita. Ele estudou farmácia e zoologia e foi aos Estados Unidos para acompanhar o avanço para o oeste. Devido a seus estudos de, principalmente, zoologia, Ratzel adotou em sua geopolítica uma forma tipicamente Darwinista de se pensar. Essa adaptação fica clara com a citação do geopolítico sobre a competição pela sobrevivência, ou seja, Ratzel via os estados como organismos em competição e a sobrevivência não é a do maior ou o mais forte mas sim do mais apto, aquele que melhor consegue se adaptar às diferentes condições que lhe são impostas. Friedrich Ratzel também desenvolveu vários conceitos chave para a geopolítica, dentre eles, um dos mais importantes foi "Lebersraum"- o espaço vital. Para ele, as fronteiras existem para serem mudadas de acordo com o poder do estado nesta constante luta dos estados pela sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (561.6 Kb)   docx (787.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com