TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos Positivos E Negativos Da Globalização.

Ensaios: Efeitos Positivos E Negativos Da Globalização.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  2.031 Visualizações

Página 1 de 3

Efeitos positivos e negativos da globalização.

Inicialmente cumpre esclarecer que a globalização atinge de alguma forma toda a sociedade. As áreas mais atingidas são a comunicação, comércio internacional e liberdade de movimentação.

Atente-se que os impactos positivos são os mais visíveis. Consoante Sandra Yuri Yonekura (site jus navegandi - Globalização financeira: aspectos positivos e negativos) “de modo geral, supõe-se que a maior oferta de capitais disponível aos países emergentes, o acesso desimpedido de seus governos e empresas aos recursos de uma poupança virtualmente mundial e os baixos custos de informação e de transação prevalecentes, devem contribuir para se obter: - maior disponibilidade de poupança, condição necessária para a elevação da taxa de crescimento econômico; - maior eficiência nos investimentos, direcionando os recursos existentes para as oportunidades mais produtivas; - disponibilidade de instrumentos para melhor gerenciamento de riscos financeiros, por parte de governos e empresas; - maior facilidade de financiamento de déficits fiscais, já que os governos deixam de depender apenas dos mercados domésticos.”

Nota-se que a globalização das comunicações também traz alguns impactos positivos, uma vez que permite-se um grande fluxo de ideias, bem como de informações, via rede mundial de computadores, ou seja, via internet. Não há limites nesse meio, ao que concerne à comunicação.

Impõe agregar, que a globalização traz uma certa universalização dos meios de comunicação, quer dizer que a maioria das pessoas já possuem acesso a tais mecanismos tecnológicos, sem exclusão social. Inobstante a isso, é importante referir que tal fluxo de informações pode ser considerado por determinados governos ou entidades religiosas, que segundo o site Wikipédia: Enciclopédia Livre “tem gasto enorme quantidade de recursos para limitar o tipo de informação que seus cidadãos tem acesso.”

Há uma melhor qualidade de vida advinda da globalização, trazendo inúmeros benefícios aos humanos.

Atente-se, que não podemos olvidar de mencionar os efeitos na indútria e no serviços, que trouxeram uma mão-de obra mais barata para execução de serviços. Imprescindivel destacar o que o colunista David Brooks definiu como "Era Cognitiva", onde a capacidade de uma pessoa em processar informações ficou mais importante que sua capacidade de trabalhar como operário em uma empresa graças a automação, também conhecida como Era da Informação, uma transição da exausta era industrial para a era pós-industrial. (trecho retirado do site Wikipédia: Enciclopédia Livre.) Contudo, a globalização por si só não traz estes benefícios sem um governo pró-ativo nestas questões.

Há ainda os efeitos negativos, que em sua maioria são encarados pelos países em desenvolvimento. Há, segundo Sandra Yuri Yonekura, riscos macroeconômicos da maciça entrada de capitais nas economias de países em desenvolvimento em virtude da rapidez com que suas consequências podem ser sentidas. Há efeitos cambiais e monetários.

Nota-se que a globalização pode vir a ocasionar certas distorções cambiais, podendo trazer alta valorização de moedas locais de países em desenvolvimento. Há ainda o problema de especulações financeiras, acarretando certos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com