TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estado E Os Problemas Contemporâneos.

Exames: Estado E Os Problemas Contemporâneos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  545 Palavras (3 Páginas)  •  974 Visualizações

Página 1 de 3

1- Com base na leitura da unidade 1 do material, comente a afirmação: “A existência de grandes contingentes abaixo da linha da pobreza no Brasil não será resolvida apenas com o crescimento econômico do país.”.

O Brasil vivencia um histórico de grande desigualdade social, com um grande número de indivíduos abaixo da linha da pobreza. Diante de tal cenário, que inclui outros problemas sociais como a, por exemplo, os altos índices de criminalidade, aumento dos dependentes químicos, a desigualdade social tem sido apenas um dos diversos fatores a serem considerados pelo governo.

Para que o crescimento econômico possa auxiliar na redução da pobreza, existe a necessidade de minimizar a concentração de renda, através de uma redistribuição, que possibilitasse ampliar os benefícios a toda sociedade. Pois, não basta o país continuar a se devolver economicamente, se essa riqueza se concentrar apenas nas classes médias e altas, ou ainda, se forem aplicadas em programas de interesses dessas classes, que acabam por deixar os indivíduos, que se encontram abaixo da linha da pobreza sem o devido auxilio e sem oportunidades de melhoria e crescimento. No entanto, além da redistribuição de renda existe a necessidade de investimentos do governo em áreas estratégicas, que apresentam grande déficits quando comparadas a outros países economicamente desenvolvidos, como as áreas de educação e saúde, que são fatores de suma importância para uma melhor qualidade de vida de toda a população.

2- Ainda com base na leitura da unidade 1, faça uma análise sobre as relações entre o modelo de proteção social instaurado no Brasil na Era Vargas e as desigualdades sociais que encontramos hoje no País.

O período da história do governo do Brasil que ficou conhecido como a Era Vargas, apresentou grandes mudanças estruturais no país, marcado por uma forte industrialização, e grande crescimento das cidades. Com o crescimento acelerado e desestruturado das cidades, surgiram os vários problemas sociais.

Buscando uma maneira de auxiliar os trabalhadores, nessa época também foi criado a primeira política pública da previdência social. Vargas também criou Institutos destinados a promover benefícios aos trabalhadores, controlados pelo Ministério do Trabalho. Durante o período de seu governo que ficou conhecido como o populismo, houve a expansão dos benefícios sociais através de alianças entre sindicatos e Estados. Essas medidas foram adotadas visando diminuir o número de indivíduos da população brasileira, que estavam abaixo da linha da pobreza, em situação de miséria e abandono.

Atualmente no país, após a implantação do Plano Real, e estabilização da moeda nacional, o Brasil retomou seu crescimento econômico. Diante desse cenário, é possível identificar a necessidade de políticas governamentais voltadas para a diminuição das desigualdades sociais, que novamente ficaram muito em evidência. Seguindo a mesma linha de governo de Vargas e tentando minimizar o número de individuo abaixo e dentro da linha de pobreza, surgiram as políticas sociais e de distribuição de renda, como por exemplo, o bolsa família, que é um programa de transferência direta de renda que beneficia famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. O Bolsa Família integra o Plano Brasil Sem Miséria, que tem como foco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com