TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS

Dissertações: ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 2

1 – Pesquise no site do MEC, o IDEB de sua cidade e de duas ou três outras, na mesma região. Consulte também os dados do IBGE da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), relativos à distribuição de renda da população dos municípios ou região selecionados. De posse destes dados e com base na leitura do material estudado, analise a relação entre renda da população e o IDEB dos municípios selecionados. (20 pontos).

Selecionei as cidades de Paraíba do Sul, Três Rios e Areal para realizar a análise dos índices que seguem abaixo:

IDEB Anos Iniciais Anos Finais

Paraiba do Sul 4,8 4,6

Três Rios 4,5 4,2

Areal 4,6 3,7

Renda per capita

Paraíba do Sul 505,00

Três Rios 510,00

Areal 500,00

Analisando o IDEB observamos que o município de Paraíba do Sul tem a maior nota tanto nos anos iniciais quanto nos finais, porém quando analisamos o valor da renda per capita percebemos que a população desse município não tem a maior renda.

O município de Três Rios de acordo com o IBGE possui a maior renda per capita dentre os três municípios escolhidos, porém não apresenta as melhores notas no IDEB, chegando a ter a pior nota no que se refere aos anos iniciais.

Desta forma, podemos verificar através dos dados obtidos das cidades de Paraíba do Sul, Três Rios e Areal, que os níveis de educação não estão diretamente ligados à distribuição de renda da população. A melhoria nos níveis de educação ocorre, principalmente, devido a investimentos e a boa administração dos recursos destinados à Educação, por parte dos governos municipais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com