TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS

Artigos Científicos: ESTADO E OS PROBLEMAS CONTEMPORÂNEOS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/6/2014  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  2.157 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE AVALIATIVA 01

01 – Com base em tudo que você leu até agora, comente (no máximo em duas páginas) a afirmação: A existência de grandes contingentes abaixo da linha de pobreza no Brasil não será resolvida apenas com o crescimento econômico do país.

R.

As discussões sobre os meios para reduzir o nível de pobreza no Brasil é longa. O certo é que a existência de grandes contingentes abaixo da linha de pobreza no Brasil não será resolvida apenas com o crescimento econômico do país, isso por que o crescimento econômico é apenas um dos fatores a ser levado em consideração ao realizar a estimativa da pobreza dos indivíduos.

A desigualdade de distribuição de renda é a razão do crescimento econômico não ser eficiente na redução da pobreza. A redução da pobreza está intimamente relacionada com a desigualdade de renda e com a renda média de um país ou região (Borguignon, 2002).

Segundo Bourguignon (2002) e Ravallion (1997), a redução da desigualdade de renda é um instrumento importante na redução da pobreza, e que o crescimento econômico pode não ser um elemento tão necessário. Assim, a redução da desigualdade pode desempenhar um papel crucial na transformação de crescimento para a redução da pobreza.

Diante disso, faz-se necessário termos a noção de que apenas o crescimento econômico não é responsável pela solução das mazelas da pobreza e da desigualdade, é preciso também, voltarmos a atenção para a qualidade e igualdade dos serviços públicos hoje disponíveis, e que os programas de redistribuição e transferência direta de rendas podem exercer um papel importante, em curto prazo, de suavizar a maiorias do problemas da pobreza, bem como o da desigualdade extremas, enquanto não possam ser trocados pela criação de um mercado de trabalho de melhor qualidade, abastecido por uma mão de obra também mais qualificada.

Conforme o que foi exposto, conclui – se que o crescimento econômico é de suma importância para a redução da pobreza, mas esta não será resolvida apenas pelo crescimento econômico do país, e em princípio ele não tem efeito sobre a desigualdade social e seus efeitos são mais potencializados sobre os mais pobres quando eles são acompanhados por políticas redistributivas. Além disso, a redução da pobreza pode ser melhor alcançada quando um país em crescimento apresenta uma distribuição de renda menos desigual.

02- Reúna um grupo de amigos ou familiares numa tarde de lazer e proponha um debate a partir das seguintes perguntas:

a)O que é justiça?

R.

Resposta 1: É o respeito a igualdade de todos os cidadãos.

Resposta 2: É um princípio moral que exige conduta justa, com respeito aos direitos de cada indivíduo.

b)O que é um direito?

R.

Resposta 1: É o que toda pessoa pode exigir dos governantes, direito de saúde de qualidade, escolas, segurança.

Resposta 2: É o direito de ser livre, pertencer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com