TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Etica O bem eo mal

Resenha: Etica O bem eo mal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Resenha  •  2.211 Palavras (9 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 9

DEFINIÇÃO: disciplina filosófica que tem por objeto de estudo os julgamentos de valor na medida em que estes se relacionam com a distinção entre o bem e o mal. A ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.

BEM E O MAL

BEM: tudo o que é bom, justo, agradável e conforme a moral.

MAL: aquilo que prejudica ou se opõe ao bem.

• O bem é a finalidade da ética.

• Ética, e a valorização e utilização no dia-a-dia, da moral.

• Moral é o conjunto de normas e regras, baseado nos costume e nas tradições de cada sociedade, em um determinado tempo.

“Se imaginais que, matando homens, evitareis que alguém vos repreenda a má vida, estais enganados; essa não é uma forma de libertação, nem é inteiramente eficaz, nem honrosa; esta outra, sim, é mais honrosa e mais fácil: em vez de tampar a boca dos outros, preparar-se para ser o melhor possível.”

Platão, Apologia de Sócrates.

“Sócrates, como se sabe, foi um filósofo pacífico cuja vocação era fazer as pessoas pensarem. Pois a elite ateniense resolveu livrar-se dele, legalmente. Uma pessoa que faz os cidadãos pensar é, na melhor das hipóteses, um tropeço para o interesse dos poderosos. Pois bem: Sócrates foi julgado e legalmente condenado à morte. A pena que lhe foi imposta pelo magistrado foi: Sócrates deveria matar-se, bebendo cicuta, um veneno. E foi o que aconteceu. Os últimos momentos de Sócrates, a cena do filósofo tranqüilo bebendo cicuta, em obediência à lei, recusando a possibilidade de fugir, é comovente. Suas últimas palavras têm um tom quase cômico. Disse a um dos seus discípulos: "Devemos um galo a Esculápio.." - referência a um ato sacrificial que deveria ser feito, em homenagem ao deus médico. Sócrates morreu. Morreu legalmente. Morte, resultado de um julgamento e de uma sentença.”

Momento da morte de Sócrates.

A ÉTICA É O GRANDE CAMINHO PARA O ENCONTRO COM A FELICIDADE. E NINGUÉM É FELIZ SE NÃO FAZ FELIZ O OUTRO.

“É possível errar de várias maneiras [...], ao passo que só é possível acertar de uma maneira (também por esta razão é fácil errar e difícil acertar – fácil errar o alvo, e difícil acertar nele); também é por isso que o excesso e a falta são características da deficiência moral, e o meio-termo é uma característica da excelência moral.”

Aristóteles, Ética a Nicômaco, livro 2.

Perguntas Duvidosas:

1. Devo cumprir a promessa X que fiz ontem ao meu amigo Y, embora hoje perceba que o cumprimento me causará certos prejuízos?

2. Se alguém se aproxima, à noite, de maneira suspeita e receio que me possa agredir, devo atirar nele, aproveitando que ninguém pode ver, a fim de não correr o risco de ser agredido?

3. Com respeito aos crimes cometidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados que os executaram, cumprindo ordens militares, podem ser moralmente condenados?

4. Devo sempre dizer sempre a verdade ou há ocasiões em que devo mentir?

5. Quem, numa Guerra de invasão, sabe que o seu amigo Z está colaborando com o inimigo, deve calar, por causa da amizade, ou deve denunciá-lo como traidor?

Usos, costumes e leis.

Em toda sociedade, podemos verificar a existência destes três princípios que servem como diretrizes de toda sociedade.

Usos

Os usos, padrões não obrigatórios de comportamento social, constituem modos coletivos de conduta, convencionais ou espontâneos, reconhecidos e aceitos pela sociedade. regem a maior parte da nossa vida, sem serem impostos. indicam o que é adequado.

A pessoa que infringe, pode ser chamada de excêntrica, distraída, mas não há uma ameaça ao grupo por sua distração. as sanções geralmente são despercebidas, como o riso, o ridículo.

Ex.: convenções, formas de etiqueta, rituais, rotinas de trabalho e lazer, maneiras de cortejar, de vestir, etc.

Obs.: os usos não são superficiais e tampouco transitórios, mas mudam com o tempo.

Costumes

São as normas moralmente sancionadas com vigor.

Comportamento→Imperativo→tido como desejável→que restringe e limita a conduta.

Tem caráter ativo, consciente ou inconsciente, sancionados pela tradição e sustentados pelas pressões da opinião de grupos: mexerico, castigos, não-aceitação. suas normas de conduta regulam o comportamento social, restringindo, moldando e reprimindo certas tendências.

A não-conformidade provoca desaprovação moral, tendo uma reação violenta por parte do grupo. quem obedece aos costumes recebe o respeito, a aprovação a estima pública. quem os viola, é considerado traidor, desertor; são repudiados pela sociedade, e as sanções a eles aplicadas servem mais como exemplo para outros do que propriamente corrigenda para eles.

Leis

São regras de comportamento formuladas deliberadamente e impostas por uma autoridade especial. são decretadas com a finalidade de suprir os costumes que começam a desintegrar-se, a perder seu controle sobre os indivíduos.

As leis servem a diferentes propósitos:

a) impõem os costumes aceitos pelo grupo cultural;

b) regulam novas situações, fora dos costumes;

c) substituem costumes antigos e ineficazes;

d) congregam os padrões reais com os ideais e os valores imperantes.

representa todo o acto normativo emanado de um orgão com competência legislativa, quer contenha ou não uma verdadeira regra jurídica, exigindo-se que se revista das formalidades relativas a essa competência

A infelicidade do individualismo

A ética de corresponder à realidade humana, cheia de paixões

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com