TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Evolução dos sindicatos

Resenha: Evolução dos sindicatos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  404 Visualizações

Página 1 de 2

A evolução dos sindicatos e os benefícios que conquistaram para os trabalhadores.

A principal evolução do sindicato foi a sua importância na vida do trabalhador e o suporte disponibilizado aos mesmos têm como exemplo sua intervenção no caso de reclamações de condições de trabalhos ou até mesmo descumprimentos das condições contidas nas convenções coletivas que em acordo com as empresas dos ramos estipulam melhorias constantes ao trabalho assalariado.

O sindicato e um órgão que contesta e enfrenta os empresários sem medir consequências a fim de conquistar direitos aos trabalhadores principalmente em jornadas de trabalhos longas e cansativas como, por exemplo, exploração de crianças, ambientes insalubres e pouco ou nenhum benefício.

Para que essa história fosse revertida foram às paralisações mais conhecidas como greves, e conforme relatos a primeira greve do Brasil ocorreu na cidade do Rio de Janeiro em 1858, Tipógrafos do estado que lutava contra a injustiça patronal e melhores salários.

Getulio Vargas criou o Ministério do Trabalho, a Justiçado Trabalho e a Consolidações das Leis do Trabalho (CLT), onde os direitos trabalhistas com apoio das categorias de sindicatos combativos que ainda resistiam foram aos poucos conquistando resultados importantes como Férias, Descanso Semanal Remunerado (DSR), Jornada de 8 h diárias, Regulamentação do Trabalho da Mulher e do menor entre outros.

As constantes mudanças na economia às empresas vêm reduzindo o quadro de pessoal e optando por acordos trabalhistas mais flexíveis, o que vem dividindo as categorias de profissionais assim essa divisão das categorias profissionais impede a formação de uma luta organizada em sindicatos; enquanto isso as empresas cada vez mais se organizam para barrar as intervenções dos sindicatos em acordos e convenções coletivas.

O mundo cada vez mais globalizado os sindicatos também estão evoluindo, deixando apenas de lutar por pequenos reajustes salariais como era feito antigamente hoje em dia o sindicato alem de se preocupar com reajustes passaram a rever outros conceitos com relação com o poder publico e econômico, deixando de lado as teorias de revolução.

O sindicato tem como função ser a ponte nas negociações entre as empresas e os empregados, nessas negociações é criado muitas normas trabalhista por melhores salários.

Os sindicatos estão mudando no seu modo de operação e do papel desempenhado por eles. Os sindicatos estão firmando mais pactos de cooperação com seus empregadores, por exemplo, trabalhando com eles no desenvolvimento de programas de participação de funcionários com base em equipes. Cerca da metade dos acordos coletivos assinados recentemente encorajam um relacionamento cooperativo entre as partes. Cláusulas cooperativas cobrem aspectos como a formação de comitês para examinar problemas com drogas e questões de assistência medica e segurança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com