TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores culturais

Projeto de pesquisa: Fatores culturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  7.400 Palavras (30 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 30

O despertar crescente dos gestores para a necessidade de respeitarem códigos de ética na sua atuação está relacionado com a percepção igualmente crescente, entre estes profissionais, de que, no longo prazo, a postura ética pode resultar em importantes vantagens competitivas decorrentes de uma imagem positiva projetada na comunidade e do aumento da satisfação e da melhoria do desempenho dos trabalhadores. No entanto, as escolhas dos gestores, perante dilemas éticos, são também influenciadas por fatores de ordem individual, não estratégicos, que podem ser decisivos no processo de tomada de decisão. Mais do que nunca, a compreensão desses fatores representa um instrumento essencial de construção de uma cultura favorável ao desenvolvimento ético da sociedade, e que garanta, ao mesmo tempo, a sustentabilidade desejável dos negócios. Este estudo pretende contribuir para o debate das questões éticas na prática empresarial, por meio da proposta de um modelo teórico, apoiado em hipóteses que exploram os fatores culturais, morais e contextuais que influenciam as opções de natureza social nas organizações.

Palavras-chave: ética; moral; cultura; desempenho social.

________________________________________

ABSTRACT

The increasing awareness of managers concerning the need for them to respect codes of ethics in their jobs is closely related with their perception that in the long run an ethical posture can result in significant competitive advantages based on a positive external image of the corporation and higher levels of workers' satisfaction and performance. However, the choices managers made when facing ethical dilemas are influenced as well by individual factors, not strategical in nature, that can play an important role in the decision-making process. More than never, understanding these factors is a crucial step to develop a culture that enables ethical social development, and that assures, at the same time, the desirable business sustainability. This study aims to contribute for the debate on corporate ethics, presenting a theoretical model based on hypothesis that explore cultural, moral and contextual factors that can influence socially-based corporate practices.

Key words: ethics; moral; culture; corporate social performance.

________________________________________

INTRODUÇÃO

As últimas décadas do século XX foram marcadas por transformações profundas em todo o mundo, estimuladas em grande medida pela democratização dos regimes políticos, pela abertura de fronteiras comerciais e por um desenvolvimento tecnológico sem precedentes. A magnitude destas mudanças tem impactos econômicos, sociais e culturais em escala mundial, cujos efeitos ainda não podem ser apreciados nem antecipados com exatidão. O fenômeno de globalização das economias e dos mercados arrasta uma tendência para a convergência de gostos, de normas, de comportamentos, de expectativas, de padrões de qualidade e de desempenho, constituindo uma pressão suplementar para todas as organizações e empresas, independentemente do nível em que operam – local, regional, nacional ou mundial.

O aumento significativo dos fluxos de comércio internacional, facilitados por tecnologias inovadoras de processamento de informação e de comunicação, tornou a dimensão ética da atividade empresarial uma das principais preocupações de gestores, políticos, pesquisadores e da sociedade em geral (Robertson, Crittenden, Brady, & Hoffman, 2002). A adoção de uma conduta baseada em princípios morais que respeitem o ambiente e os valores da comunidade envolvente é uma exigência incontornável das sociedades contemporâneas que os responsáveis organizacionais não podem ignorar. A tolerância perante os abusos de poder ou a exploração inadequada de recursos é cada vez menor e a concorrência entre empresas passa também pelo alcance social e ambiental dos seus resultados e da sua atividade (Luce, Barber, & Hillman, 2001). Por outro lado, à medida que as interações de gestores e executivos de diferentes países são mais freqüentes, a capacidade de compreender as diferenças de comportamento e as suas motivações morais é mais necessária para garantir o êxito dessas interações (Priem & Shaffer, 2001).

A ética, enquanto disciplina teórica, estuda os códigos de valores que determinam o comportamento e influenciam a tomada de decisões num determinado contexto. Estes códigos têm por base um conjunto tendencialmente consensual de princípios morais, que determinam o que deve ou não deve ser feito em função do que é considerado certo ou errado por determinada comunidade. No ambiente organizacional e na gestão de empresas em particular, a ética estuda os códigos morais que orientam as decisões empresariais, na medida em que estas afetem as pessoas e a comunidade envolvente, partindo de um conjunto socialmente aceito de direitos e obrigações individuais e coletivos. As empresas consideradas éticas são geralmente aquelas cuja conduta é socialmente valorizada e cujas políticas se reconhecem sintonizadas com a moral vigente, subordinando as suas atividades e estratégias a uma reflexão ética prévia e agindo posteriormente de forma socialmente responsável.

Muitos pesquisadores têm-se dedicado a estudar a conduta ética dos gestores e os fatores que a influenciam no contexto empresarial, destacando-se, neste domínio, três níveis de explicação do comportamento ético: individual, organizacional e cultural. Um número elevado de estudos tem procurado explicar a postura ética dos executivos a partir de algumas das suas características individuais como o gênero (Deshpande, 1997; Elm, Kennedy, & Lawton, 2001; Luthar, DiBattista, & Gautschi, 1997; McDaniel, Schoeps, & Lincourt, 2001), a idade (Ruegger & King, 1992; Vitell, Lumpkin, & Rawwas, 1991), o grau de instrução (Deshpande, 1997; Elm et al., 2001), as orientações filosóficas (Cherry & Frederich, 2000; Deconinck & Lewis, 1997; Singhapakdi, Vitell, & Franke, 1999) ou os valores morais (Agle, Mitchell, & Sonnenfeld, 1999; Carlson, Kacmar, & Wadsworth, 2002; Glover, Bumpus, Logan, & Ciesla, 1997; Ray & Pauli, 2002). Em nível organizacional os determinantes mais estudados incluem o clima ético da organização (Deshpande, 1996; Frietzsche, 2000; Peterson, 2002; Vardy, 2001), o papel dos códigos de ética (Farrell, Cobin, & Farrell, 2002; Hoivik, 2002; Schwartz, 2001; Wotruba, Chonko, & Loe, 2001) e a estrutura do capital (Brower & Shrader, 2000; Bucar & Hisrich, 2001;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.2 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com