TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores sócio-culturais

Abstract: Fatores sócio-culturais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/2/2015  •  Abstract  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 2

Fatores Sócio Culturais – acontecimentos pré-modernistas -> ascensão da burguesia; formação do estados nascionais; descoberta do mundo novo (Américas); a Revolução comercial; a Reforma Protestante.

Séc. XVIII – Revolução industrial na Inglaterra => transformação da sociedade como uma ordem tecnológica => modo de produção manual por máquinas, concentração de capitais, acumulação de riquezas ; ordem social= êxodo rural e processo de urbanização, desintegração dos costumes, novas formas de vida social, formação de um proletariado de massas com consciência de classe.

Fatores de natureza intelectual => França, séc. XVII e XVIII – contribuições da filosofia. Os filósofos pretendiam transformar as formas de pensamento e a própria sociedade, tais como: Condorcet (1742 – 1794)-aplicar os métodos da

Idade Moderna – As ciências da natureza conseguem se separar definitivamente do campo da filosofia e delimitam seu campo de estudo com objetos específicos: Ex.: A Física no séc. XVII, com Galileu, Química séc. XVIII com Lavoisier e a Biologia no séc. XIX com Claude Bernard, Halkier.

O mesmo espírito investigativo é transposto para a natureza humana.

Florestan Fernandes – Três fatores de convergência respondem para uma concepção positiva da vida social: Fatores sócio-culturais, fatores de natureza intelectual e fatores dos chamados “sistemas das ciências”.matemática aos fenômenos sociais – Montesquieu (1689 – 1755)-em “O espírito das leis” defini a ideia geral da lei -> afirmava que os fenômenos políticos ostentavam sujeitos às leis naturais, invariáveis e necessárias, Rousseau (1712 -1778)-O Contrato Social, influência na formação da burguesia.

Em 1789 surge o Positivismo – Saint-Simon (1760-1825)-Transferência de todo o poder da sociedade para as mãos dos cientistas e industriais. Augusto Conte (‘798-1857)-funda as Ciências Sociais.

Fatores dos Sistemas Sociais – os dois fatores iniciais são pré-acontecimentos para que este fator surgisse => Sociologia -> no início compreendia a Economia, Antropologia e a Política – Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.

Aifb.bella@hotmail.com – Aluna – Lúcia enf. trabalhlo

No Brasil, dentro do processo da reforma sanitária, a problemática da atenção à saúde dos trabalhadores passou a fazer parte das atribuições próprias da saúde pública.

O salto qualitativo, que permitiu apreender a complexidade das questões relativas à saúde dos trabalhadores, se deu com a apropriação do conceito nucleador de processo de trabalho, extraído da economia política, na sua acepção marxista. Esse conceito passou a constituir referência central e um sólido alicerce para o entendimento dos padrões de desgaste dos trabalhadores no marco dinâmico do processo de valorização do capital (Laurell, 1985).

A rigor, trata

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com