TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia

Monografias: Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 2

Ciências Politica

1- Explique o cenário politico da “Itália” na época do Príncipe.

Na Itália a um período marcado pela instabilidade da politica, estando dividia pelo poder da igreja e o domínio da França e Espanha, configurando assim um governo principado hereditário e misto.

2- Segundo Maquiavel, toda cidade estava divida em dois desejos opostos. Quais são esses desejos? Explique.

A classe superior, o Estado e o governo, tinham o desejo de autoridade, eles pretendiam dominar e oprimir todo o povo da cidade, quanto a estes, a classe dominada, tinham o desejo de lutar e resistir ao poder. Buscar a sua liberdade.

3- Qual é o ponto de partida da politica para Maquiavel?

Para Maquiavel o ponto principal para conquistar e dominar os territórios, quando este, não está habituado a viver em liberdade, era preciso abolir as raízes do príncipe que os governava, conservando suas velhas condições e não alterar seus costumes. Se tratando de territórios numa província com línguas, costumes e leis diferentes são necessária boa sorte e habilidade para mantê-lo. E uma das melhores opções seria o conquistador ir habitar esse território. Isso tornaria mais seguro e douradora à pose. Um ponto importante é a divisão dos povos. O conquistado deveria se juntar aos fracos para acabar com os mais fortes.

4- O que pensava Maquiavel a respeito da ideia do bom governo encarnado no príncipe virtuoso? Explique.

Maquiavel pensava que no bom governo o príncipe deveria além de ser virtuoso, saber comandar diretamente o próprio exercito deveria ser absoluto em razões e sentença. Deveria ser respeitado, temido e não odiado. Deveria ser um homem prudente, seguir sempre pelas sendas percorridas pelos que se tornaram grandes e imitar aqueles que foram excelentes, e se não fosse possível chegar a virtude deste, pelo menos dai tirar algum proveito.

5- O que era a oposição virtude-fortuna? Quais os novos sentidos que esse termo tem com Maquiavel?

Maquiavel nos mostra duas maneiras de se tornar um príncipe, e essas maneiras são opostas. Poderia ser um homem virtuoso, o qual teria vindo de família reconhecida e ter consigo o apoio do povo, que o torna príncipe para assim ser defendido com autoridade, e assim conquistar a sua fortuna. Poderia também ser um homem já de muita fortuna, são aqueles aos quais são concedidos um Estado, ou aqueles que chegaram ao principado através do crime, estes teria a grande chance de ter um governo volúvel e instável, pois não sabiam manter sua posição, porque eles não eram homem de grande engenho, nem tinham vivido em ambiente privado e não tinham forças amigas e fies.

6- O que pensa Maquiavel da legitimidade e da ilegitimidade de quem detém o poder?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com