TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO NA NATURA COSMÉTICOS: Ser Virtual e Conhecimento Real

Projeto de pesquisa: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO NA NATURA COSMÉTICOS: Ser Virtual e Conhecimento Real. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.003 Palavras (13 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

Caro leitor, a partir de agora deixamos nosso convite a estar conosco durante esse abrangente assunto que iremos abordar, temos como finalidade ampliar nossos conhecimentos a respeito das grandes dimensões da Gestão do conhecimento (GC), até mesmo o próprio conhecimento é formado por dois componentes distintos e aparentemente opostos, especificamente o conhecimento explícito e tácito, Contudo, queremos proporcionar um estudo de caso real sobre o que é necessário para criar um novo conhecimento em uma organização.

Então sendo assim, analisaremos o quanto há relevância e grandes mudanças tanto para os colaboradores quanto para as organizações, quando estas resolvem aplicar a Gestão do Conhecimento, iremos perceber então o efeito e a velocidade que as mudanças causam, pelo fato de se ter envolvido novas tendências, trabalho em equipe, inovação que são essenciais para o sucesso e progresso das empresas que querem realmente fazer o diferencial no mercado.

Começamos então baseados nos conhecimentos de grandes autores, obtermos grandes dimensões sob os pontos de vista conceituais, pratico, e por meio de benchmarking por nossa busca do que realmente ocorre e o impacto que se é causado com a aplicação da Gestão do Conhecimento.

05

2 GESTÃO DA INFORMAÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO NA IN NATURA COSMÉTICOS: Ser Virtual e o Saber Real

1.1. A transformação vem acontecendo de forma grandiosa no mundo empresarial, onde as concorrências multiplicam-se rapidamente, e as tecnologias reproduzem cada vez mais. Com isso, fez que a Gestão do Conhecimento ganhasse grande importância nas organizações que buscam a todo custo obter prestigio e excelência no mercado.

A gestão do conhecimento pode ser aplicada em qualquer empresa, independente do serviço fornecido ou porte, é interessante mencionar que quanto maior for o nível de informalidade e ativos não financeiros envolvidos até que se chegue ao serviço final diferenciado, mais envolvida e necessária será ela.

O conhecimento é criado através da interação entre os indivíduos e o ambiente, este é inerentemente paradoxal e considerado tanto explicito quanto tácito, pois ambos o formam embora aparentem ser opostos.

O conhecimento explicita pode ser rapidamente transmitido as pessoas, seja de forma sistemática ou formal ele é compartilhado através de muitas maneiras, entre elas está as formulas cientificas, recursos visuais, fitas de áudio entre muitas opções. Já o tácito não é muito fácil de ser explicado, pois é muito pessoal e difícil de formalizar-se resultando assim em um compartilhamento dificultoso, ele engloba ações e experiências corporais do individuo envolvendo ideais valores e emoções que ele reúne intimamente, dando assim uma forma de dimensão ao modo como percebemos o mundo ao nosso redor e assim acabamos nem os percebendo por considerarmos essas formas tão naturais a nosso ver.

A partir do momento que se tem uma interação de ambos relacionados á criação do conhecimento, nos é permitido socializar quatro modos diferentes que nos ajuda em qualquer organização. Sãos eles a socialização que é o conhecimento de tácito para tácito, criado através de experiência direta, onde se é usado de reuniões informais para discutirem e solucionarem problemas, resumindo é uma troca de experiência direta adquirida por meio da pratica e imitação. A também a Externalização que articula conhecimento tácito em conceitos explícitos através de diálogos e reflexões, fazendo com que assim atribuam para um processo que vem a favorecer a criatividade. A combinação por sua vez envolve diferentes corpos de conhecimento de explicito para explicito adquiridos através de reuniões e rede de comunicações computadorizadas, com isso ele sistematiza e aplica a informação.

06

A internalizarão é um processo que envolve o explicito para o tácito, com ele passamos a adquirir o conhecimento tácito conforme praticarmos, e para isso ocorrer é muito bem vindo o uso de documentos ou manuais por facilitar pelo fato de se ter internalizado o que o individuo vivencia quanto para que o conhecimento explicite seja passado para outras pessoas.

Contudo, damos a entender que as organizações que querem ter a marca diferencial essas devem recorrer a mudanças de estratégias referente a criação do conhecimento adquirindo criatividade, inovações de conceitos e procurando abraçar sempre os paradoxos.

1.2. Conceitos Comparativos de Gestão do Conhecimento

Conceito 01 Conceito 02 Conceito 03

“É sobre crenças e compromisso. É uma determinada instância, perspectiva ou intenção. É sobre ação. Crença verdadeira justificada.”

---------------------------

Referência Bibliográfica:

TAKEUCHI, Hirotaka; NONAKA, Ikujiro. Gestão do Conhecimento. Porto Alegre: Bookman, 2008. “Refere-se a criação, identificação, integração, recuperação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da organização”.

------------------------------------

Referência Bibliográfica:

Artigo publicado na Revista HSM Management 42 Janeiro-Fevereiro 2004 “A Gestão do Conhecimento na Prática”. “ Informação em Contexto”.

“Capacidade de agir”

-----------------------------------

Referência Bibliográfica:

Davenport e Prusak(1998);

Sveiby (1998).

1.3. Exemplos de Gestão do Conhecimento nas empresas

a)- Aspectos de segurança elaborados, com a equipe de eletricistas, em serviço para a instalação de sistema de proteção externa contra descargas atmosféricas em cliente do ramo petroquímico – Este seria um mapa do Conhecimento;

b)- Empresa Ativas - Processo Conexão. Ao ingressar na empresa, o novo colaborador participa de uma apresentação de dois dias, quando conhece todas as áreas existentes do negócio. Os setores são apresentados pelo Gestor ou Facilitador da área.

07

1.4. Questões da Gestão Conhecimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com