TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2013  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

Após a reunião de planejamento estratégico anual de sua organização, o responsável por uma unidade de negócio resolveu implantar um projeto para dinamizar a aprendizagem organizacional em sua unidade. Para isso, promoveu, entre seus liderados, o seguinte conjunto de ações:

I - Estimulou a participação dos seus subordinados nas decisões.

II - Promoveu o trabalho em equipe.

III - Passou a recompensar sugestões e críticas recebidas.

IV - Desenvolveu ações de desenvolvimento de competencias para seus subordinados.

Considerando o objetivo, são corretas as ações:

Resposta

a.

I e II

b.

I e III

c.

II e III

d.

II e IV

e.

I, II, III e IV

0,2 pontos

Pergunta 2

A sustentação de uma organização se dá por meio da junção dos diversos recursos que a compõe e das habilidades inatas e adquiridas, gerando as competências essenciais da organização, que lhe proporcionam um diferencial competitivo frente ao mercado ocupado. Os recursos compreendem desde as máquinas utilizadas numa produção até o conhecimento intrínseco do indivíduo. A capacidade de gerir esses recursos são as habilidades organizacionais caracterizadas por aspectos técnicos, como a correta operação de uma máquina, a melhor análise de um mercado financeiro ou o melhor desenvolvimento de um software e, por aspectos psicológicos, como liderança, persuasão, relacionamento pessoal, dentre outras. (CANTIERI)

O estudo do ambiente interno permite que os gestores identifiquem, por meio das competências, aquilo que suas empresas podem fazer em termos estratégicos. Uma vantagem competitiva sustentável é identificada pela avaliação de recursos e capacidades, a partir de quatro questões relacionadas a: Assinale a alternativa correta.

Resposta

a.

trabalho, substituição, redução e terceirização.

b.

valor, raridade, imitabilidade e organização.

c.

compromisso, estímulo, resposta e apropriação.

d.

escassez, pioneirismo, concorrência e retaliação.

e.

capital, dinamismo, escala e contratualização.

0,2 pontos

Pergunta 3

Na indústria de petróleo, na qual muitas ações e práticas são regulamentadas, entende-se que uma vantagem competitiva sustentável possa derivar do desenvolvimento de uma visão com base em recursos (capital financeiro, físico, humano e organizacional).

Nesse sentido, a administração estratégica de gestão de pessoas deve se focar na (o): Assinale a alternativa correta.

Resposta

a.

Desenvolvimento de benefícios e capacidades especificados pelos conselheiros.

b.

Geração de capacidades dinâmicas entre os colaboradores.

c.

Contestação dos mecanismos de auditoria e controle dos colaboradores.

d.

Substituição de seus colaboradores por profissionais da concorrência.

e.

Aquisição de recursos e competências similares aos da concorrência.

0,2 pontos

Pergunta 4

Gestão Estratégica de Pessoas pode ser compreendida como a mobilização, orientação, direcionamento e a administração do fator humano ao elaborar uma estratégia para a organização, envolvendo o setor de gestão de pessoas e garantindo que todos na organização tenham percepção das estratégias e caminhem junto a empresa. Mascarenhas (2008) relata o caso da "Souza Cruz S.A" que a partir da criação de um website possibilitou o acesso de todos às informações da organização. Os gestores de pessoas colocaram no conteúdo do site algumas frases de reflexão e motivação que gerava o sentimento de fidelidade, maior propensão à criatividade, etc. Percebe-se com isto como uma simples ferramenta pode gerar sincronia e movimentar os colaboradores da organização. (Fonte: administradores.com.br)

A gestão estratégica de pessoas, longe de ser simplesmente um controle de direitos e obrigações dos colaboradores, é uma atividade complexa, que tem evoluído e trazido muitas novidades à gestão organizacional. Nesse contexto, o atual paradigma comporta os seguintes pressupostos, EXCETO:

Resposta

a.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com