TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestao De Pessoas

Trabalho Universitário: Gestao De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  1.583 Palavras (7 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 7

Schemes, em 2002, realizou um estudo de caso na empresa Springer Carrier Ltda, que tinha como objetivo identificar suas competências organizacionais essenciais. Para isto, entrevistou executivos de primeira linha, gerentes de segunda linha, técnicos, representante do acionista e alguns clientes da empresa. Concluiu, com base na pesquisa, que a Springer Carrier possui três competências essenciais em seu contexto organizacional: gestão tecnológica voltada para produtos, gestão da produção e gestão de pessoas e ambiente interno.

É possível realizar uma análise referente à competência em diferentes níveis do contexto organizacional, como, por exemplo, competências básicas, essenciais, organizacionais, individuais. Nessa perspectiva, analise as seguintes afirmações referentes a este conceito.

I - As competências básicas garantem o diferencial competitivo da empresa.

II- As competências essenciais, conforme o próprio nome indica, são a “alma da empresa” e, por isso, precisam estar presentes em todos os processos da empresa, em todos os níveis.

III - As competências funcionais, ou seja, que dizem respeito aos cargos e áreas da empresa, são suficientes para garantir o diferencial competitivo.

IV - As competências básicas são aquelas características pessoais que favorecem o desempenho da atividade.

V – A competência individual demonstra as qualidades do profissional que o faz levar adiante determinadas atividades e atribuições.

Está correto APENAS o que se afirma em:

Resposta

a.

IV e V.

b.

II, IV e V.

c.

II e V.

d.

I e II.

e.

I, II e III.

0,8 pontos

Pergunta 2

Cheiro&Aroma é uma indústria de cosméticos que está modernizando sua área de recursos humanos, de forma a torna-la mais estratégica, em consonância com a nova concepção de gestão de pessoas. Que medidas devem ser adotadas por Daniela, gestora de pessoas, para que a atuação da área tenha uma atuação estratégica?

I. Direcionar os resultados para diferentes níveis. No nível individual deve se focar no aprendizado, desempenho e satisfação no trabalho por parte dos colaboradores; no nível organizacional o foco deve residir na eficiência; no âmbito social deve ser enfatizado o desenvolvimento do capital humano, elevação da produtividade da mão de obra e da qualidade de vida dos colaboradores.

II. Adotar o BSC como uma ferramenta para nortear as ações da área no sentido da estratégia organizacional, principalmente por meio da perspectiva Aprendizagem e Crescimento.

III. O planejamento de gestão de pessoas deve ter uma orientação para o curto prazo, de forma a atender as necessidades mais urgentes da empresa.

Está (ao) corretas(s) a(s) afirmação(ões):

Resposta

a.

II apenas.

b.

I e II apenas.

c.

II e III apenas

d.

I apenas.

e.

III apenas.

0,8 pontos

Pergunta 3

Gestão de Pessoas torna-se essencial para desenvolver e implantar estratégias que respondam às pressões sofridas pelas organizações em seu cotidiano, de modo a fazer com que cada colaborador possa agregar valor ao negócio da empresa.

A empresa Doce Paladar, do setor de alimentos pretende reformular sua antiga área de recursos humanos, transformando-a em uma moderna área de gestão de pessoas, que possa contribuir com a busca pela vantagem competitiva da empresa. Pedro, Gerente de Desenvolvimento de Pessoas, estabeleceu algumas medidas a serem implementadas para que a atuação da área, reformulada, seja de fato estratégica. Dentre as medidas destacou:

I. A área de gestão de pessoas deve participar na definição de valores, políticas e práticas adotadas pela empresa quanto ao planejamento, desenvolvimento, avaliação e recompensa, considerando, para tal, o contexto interno e externo da área.

II. A área de gestão de pessoas deve direcionar seus resultados para diferentes níveis. No nível individual deve se focar no aprendizado, desempenho e satisfação no trabalho por parte dos colaboradores; no nível organizacional o foco deve residir na eficiência; no âmbito social deve ser enfatizado o desenvolvimento do capital humano, elevação da produtividade da mão de obra e da qualidade de vida dos colaboradores.

III. O planejamento de gestão de pessoas deve ter uma orientação para o curto prazo, de forma a atender as necessidades imediatas da empresa.

IV. Para que a reformulação seja bem sucedida é necessário que os colaboradores da área de Gestão de Pessoas sejam desenvolvidos em termos de visão de negócios e atualizados quanto às práticas atuais de gestão de pessoas e de gestão de mudanças.

V. A área de gestão de pessoas deve passar a ser subordinada à Direção Administrativo-Financeira da empresa, pois, acima de tudo, o foco deve ser o resultado financeiro, não sendo mais necessária a proximidade da cúpula diretiva da organização.

Estão adequadas as medidas propostas:

Resposta

a.

Somente nas afirmações I, III e V

b.

Somente nas afirmações I, II e IV

c.

Somente nas afirmações I, II e V

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com