TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra na Síria e Refugiados no brasil

Por:   •  1/6/2016  •  Artigo  •  4.354 Palavras (18 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 18

PIRI – PROJETO INTEGRADO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS.

Felipe Souza de Oliveira/RA: N849BF-1
Giovana Maria Negrini Franzon/RA: N886EG-4

Universidade Paulista, Swift – Relações internacionais
AV. Comendador Enzo Ferrari, N°280 – Fone (19) 3776-4000
CEP: 13043-900 – Campinas, SP

GUERRA CIVIL DA SIRIA-REFUGIADOS NO BRASIL

RESUMO

Analisaremos neste artigo a realidade atual da Síria com a Guerra Civil e as dificuldades sentidas pelo seu povo ao buscar refúgio e esperança em outra nação com em convicta segurança, neste caso abordando o Brasil. Como são recepcionados, inseridos, quais são os programas que os acolhem, como são inseridos na sociedade e de onde tiram seu sustento em um país em crise econômica e política.

Palavra-chave: Refugiados, Guerra civil, Sírios, ACNUR.

ABSTRACT

In this article we will discuss about the nowadays reality of the Civil War that is happening at Syria and the problems that Sirius are in, what they found when they search for a new country to begin a new life with new opportunities and social insource. How the world is receiving them? What kind of programs they found in new generations and how they get in new economic and politic problems.

Key-Word: Refugies, Civil war, Sirius, ACNUR.

  1. INTRODUÇÃO

Esse artigo explica o contexto da Guerra na Síria, levando em conta o histórico político no país e as causas principais do início da revolta contra o governo, nomeado de “Primavera Árabe” e todos os problemas gerados pelas mãos do governo Sírio e como isso tudo chamou a atenção de grupos terroristas e os envolveu nos conflitos, transformando uma revolta populacional contra um governo ditador em uma Guerra Civil disputando interesses políticos e por poder de cada grupo que aproveitou da fragilidade nacional.

Em consequência disso, a Nação Síria passa por uma devastação social, uma crise econômica devido ao grande número de cidades destruídas por ataques e em função disso muitas empresas perderem tudo e fecharem as portas, gerando muito desemprego. Além de tudo os cidadãos não são livres para se reunirem e professarem diferentes crenças, escolas foram também alvo de ataques, causando destruição de acervos da cultura nacional, e também findando qualquer oportunidade para aqueles alunos crescerem e se desenvolverem em seu país, o que leva milhões de Sírios a deixarem seu país e pedirem refúgio em outras nações.

Segundo uma reportagem publicada em 2 de maio de 2016 no site das Nações Unidas, a definição de refugiado é alguém que busca abrigo fora de sua nação por temerem perseguição, conflitos, violência ou qualquer motivo que abale a segurança pública e por isso precisam de segurança internacional, diferente de migrantes que vêm em busca de maior comodidade ou novas oportunidades por opção e possibilidade. Acrescentando ainda que o regime legal específico que protege os direitos dos refugiados é conhecido como “proteção internacional dos refugiados” e é sustentado por nações que reconhecem a carência da proteção em seus países.

A destruição de monumentos históricos, templos e cidades, levam muitos Sírios a deixarem seu país, em busca de conseguir se reerguer e voltar a sonhar com um dia a mais sem se preocupar se vai ser o próximo a ser capturado e perder a família inteira em um ataque ou invasão. Algumas perguntas surgem em relação a isso, principalmente, a partir de que momento eles deixam de ser migrantes e tornam-se refugiados, qual o destino desses cidadãos e o que o mundo faz para ajuda-los. É o que desenvolveremos nesse artigo.

 

  1. OBJETO

A Guerra Civil na Síria completou em 15 de março de 2016 cinco anos de conflitos que se estendem até os dias de hoje. Frente ao problema, o ditador Bashar al-Assad enfrenta grupos anti-governo que reivindicam sua saída do poder. Grupos terroristas como o Estado Islâmico, além de diversas milícias extremistas, também disputam o território. Esta disputa deixa a todos num cenário triste e sangrento, os resultados desta guerra são desastrosos, bem como os reflexos de um povo que sofre com a perda de sua origem, cultura e território, o que leva os habitantes da Síria a buscarem outros locais para se abrigar e reconstruir a vida com dignidade.

Muitas famílias já abandonaram ou estão tentando abandonar o país procurando refúgio em outras nações, uma vez que na Síria, a dignidade de obter moradia, alimentação, segurança e saúde novamente parecem ainda muito distantes. Segundo levantamento publicado pela ONU¹ em março de 2016, os países mais procurados pelos refugiados são a Sérvia, Alemanha, Suécia, Hungria, Áustria, Holanda e Dinamarca. O Egito, Iraque, Jordânia, Líbano e Turquia Segundo o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), órgão brasileiro responsável por analisar os pedidos de refúgio, o número de refugiados sírios no Brasil é de 2.077 pessoas, de 2011 até agosto de 2015.

[pic 1]¹ A Organização das Nações unidas conhecida pela sigla ONU é uma organização internacional formada por países que se reuniram voluntariamente para trabalhar pela paz e o desenvolvimento mundial.

Dado o crítico contexto e esse dado numérico, perguntas precisam ser respondidas: Como o Brasil, com a alta taxa de imigrantes sírios, os tem recepcionado? Qual tem sido a condição social dos refugiados e quais são os programas para essa população específica? Eles encontram emprego e meios adequados de viver fora da taxa de subsistência? Responderemos estas questões com os olhos voltados para este quadro decorrente no Brasil.

  1. JUSTIFICATIVA

A taxa de refugiados sírios no Brasil tem aumentado cada vez mais por conta da Resolução Normativa n° 12/2005 publicada no diário oficial que diz “Dispõe sobre a autorização para viagem de refugiado ao exterior, a emissão de passaporte brasileiro para estrangeiro refugiado, quando necessário, bem como o processo de perda da condição de refugiado em razão de sua saída de forma desautorizada.” adotada pelo CONARE para desburocratizar a emissão de vistos para cidadãos sírios e outros estrangeiros afetados pela guerra dispostos a solicitar refúgio no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (361 Kb)   docx (284.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com