TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guilherme Peirao Leal

Artigo: Guilherme Peirao Leal. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  649 Palavras (3 Páginas)  •  560 Visualizações

Página 1 de 3

Guilherme Peirão Leal nasceu em Santos, no dia 22 de fevereiro de 1950, é um dos empresários mais bem sucedidos do Brasil e político brasileiro filiado no Partido Verde. É ardoroso torcedor do Santos Futebol Clube.

Com dois filhos e dois casamentos diferentes, o sócio da Natura é o caçula de uma família de quatro irmãos, filhos de funcionários públicos.

Formado pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA-USP), Leal foi funcionário público e ocupava uma das superintendências da Fepasa, empresa estatal paulista que administrava o transporte ferroviário do Estado de São Paulo. Em 1979, após deixar o cargo ao lado do amigo Pedro Passos, os dois fundaram uma pequena empresa de cosméticos (Natura) na rua Oscar Freire, que hoje é uma das mais premiadas empresas no setor, ganhando vários prêmios de responsabilidade socioambiental.

De acordo com ele, “foi uma experiência muito rica, dinâmica, inovadora. Lidar com o universo feminino para mim era absolutamente novo, lidar com cosmético, venda direta, distribuir para o Brasil inteiro. Colocar uma empresa de pé foi absolutamente desafiador. Tanto que, depois de oito anos, tive um infarto, aos 37”.

Co-presidente de administração da Natura com 25% das ações (licenciado desde 16 de maio de 2010). Por sua atuação focada, sobretudo em sustentabilidade na empresa, foi retratado no livro Conversas com Líderes Sustentáveis, no qual relata suas experiências e histórias socioambientais, além de contar curiosidades como o fato de destinar 50% de seu patrimônio particular a causas sustentáveis. Sempre ocupou o papel de ativista ambiental entre os empresários. Fundados e membro do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, de responsabilidade socioambiental. É também ex-presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Brasileiro de Biodiversidade (Funbio) e ex-integrante do Conselho Consultivo da Ong WWF Brasil (ONG brasileira, participante de uma rede internacional e comprometida com a conservação da natureza dentro do contexto social e econômico brasileiro).

Em 2007, ao lado de Oded Grajew, primeiro presidente do Instituto Ethos, Leal ajudou a fundar o “Movimento Nossa São Paulo”, centrado na construção de políticas públicas junto à administração municipal que melhorem a qualidade de vida da capital paulista. O movimento é constituído por 649 entidades, empresas e organizações, que perseguem uma cidade segura, saudável e democrática.

Integrou o Pensamento Nacional de Bases Empresariais (PNBE), núcleo criado com o objetivo de discutir novos caminhos para o setor. A preocupação de Leal com o tema da sustentabilidade e com o preparo de profissionais para atuarem numa nova economia o levou a incentivar uma parceria entre a Natura e o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE) para a constituição da Escas (Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade).

"Não se trata de uma instituição apenas para formar gente para atuar nas empresas e órgãos públicos, que cada vez mais necessitam de profissionais com uma formação que integre economia e meio ambiente", diz o empresário ao comentar o objetivo da iniciativa. "Queremos criar um centro de referência em sustentabilidade para as Américas, talvez para o mundo, e que forme lideranças para essa nova economia de baixo carbono que está emergindo", ressalta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com