TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSERÇÃO DA MULHER NEGRA NO MERCADO DE TRABALHO BAIANO

Por:   •  8/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

INSERÇÃO DA  MULHER NEGRA NO MERCADO DE TRABALHO BAIANO

Maria Luiza Sousa

Laumar de Souza

RESUMO

Ainda no século vinte e um, o número de mulheres que ocupam cargos de alta gestão na Bahia são inferiores quando comparados aos de homens, e esse ainda mais reduzido quando referente à mulher negra. Os resquícios do período escravocrata ainda permanecem influentes no cenário atual, e este, infelizmente, funciona como seletor no âmbito empresarial, principalmente quando relacionada à tradicional divisão sexual do trabalho, utilizando características como: cor da pele e gênero, para atribuição de cargos.

No ano de 2009, 69,9% das mulheres no nordeste eram negras e esse número tende a aumentar quando relacionada à capital da Bahia, essa que possui o codinome de Roma Negra, por ser a cidade com maior número de negros, fora da África. No entanto, quando esses dados associados á empregabilidade, a redução é evidente, apenas 30% encontram-se em condição de trabalho, esse sem estar subjugado a importância de cargos.

As informações supracitadas lá permitem enfatizar esta preocupação: Porque, ainda no século XXI, o mercado de trabalho permanece discriminatório por questões de raça e gênero? Esse fato torna-se ainda mais relevando quando analisados a partir do princípio de interseccionalidade. Este princípio “trata especificamente da forma pela qual o racismo, o patriarcalismo, a opressão de classe e outros sistemas discriminatórios criam desigualdades básicas que estruturam as posições relativas de mulheres, raças, etnias, classes e outras. Além disso, a interseccionalidade trata da forma como ações e políticas específicas geram opressões que fluem ao longo de tais eixos, constituindo aspectos dinâmicos ou ativos do desempoderamento” (Crenshaw, 2002, p. 177).

O propósito dessa publicação é dar visibilidade à esse problema de exclusão ainda persistente na sociedade. Através desta, acredito poder conscientizar, informar e proporcionar uma reflexão para que essa questão não seja mais tão vivaz.

REFERÊNCIAS:

IPEA – INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA et al. Retrato das desigualdades de gênero e raça. 4. ed. Brasília: Ipea; ONU Mulheres; SPM; SEPPIR, 2011.

DOSSIÊ MULHERES NEGRAS: RETRATO DAS CONDIÇÕES DE VIDA DAS MULHERES NEGRAS NO BRASIL. Ipea, ano 2013.

G1.GLOBO.COM/ECONOMIA/CONCURSOS E EMPREGOS/NOTICIAS/CAI-A-PARTICIPAÇAO-DE-MULHERES-EM-CARGOS-GERENCIAIS-NO-BRASIL-EM-2016-APONTA-IBGE.GHTML

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (86.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com