TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Pesquisas Acadêmicas: Logistica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  795 Palavras (4 Páginas)  •  1.061 Visualizações

Página 1 de 4

Questões Sobre o Case MERCOSUL

1. O surgimento do MERCOSUL foi benéfico para os países participantes? Por quê?

Com o surgimento do MERCOSUL pode-se abrir a fronteiras para facilitar a comercialização entre os países membro, mas Jose Serra que em sua campanha deixou claro que não iria por como prioridade o MERCOSUL em seu possível governo, em sua opinião o MERCOSUL surgiu como um empecilho para a entrada do Brasil no mercado internacional.

A constante disputa entre os dois principais países do bloco Argentina e Brasil mostra que o processo de integração econômica encontra se em um processo lento, evidenciando que o acordo não foi algo que favoreceu todos os países do bloco.

2. Por que os países se agrupam em blocos econômicos?

Os blocos economicos, são um tipo de acordo intergovernamental, muitas vezes parte de uma organização intergovernamental, onde barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes.A maioria dos blocos comerciais estão definidos por uma tendência regional e podem ser classificados de acordo com seu nível de integração econômica.

3. Por que o Brasil optou pelo MERCOSUL e não pela ALCA?

Com a ALCA o favorecimento acaba sendo para os países mais desenvolvidos e neste meio tem o EUA que tem uma economia muito mais desenvolvida do que a nossa, por este motivo a ALCA acaba não sendo um acordo muito viável para o Brasil. Que por este motivo acabou optando pelo fortalecimento do MERCOSUL onde países de praticamente mesma base econômica (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) fazem parte, podendo ficar praticamente no mesmo patamar de igualdade econômica sendo que Argentina e Brasil são os principais países do MERCOSUL O Brasil não pode ignorar os novos desafios que a economia mundial, em rápida transformação, está apresentando. Para fazer frente a essa demanda, o Brasil deve continuar as reformas domésticas e devem desenvolver uma estreita parceria entre o governo e o setor privado As negociações para a liberalização do comércio, tanto no plano hemisférico quanto no multilateral podem servir aos interesses de uma maior inserção do Brasil na economia internacional, mas elas devem ser balizadas pelo equilíbrio entre a liberalização, enquanto princípio, e os objetivos de fortalecimento da economia nacional, do ponto de vista prático.

4. Quanto à política externa brasileira, ela é definida por quem? Explique?

A Análise de Política Externa é hoje um campo de estudos bem, consolidado dentro da grande disciplina das Relações Internacionais, então a política externa brasileira é estabelecida pelo atual governo.

Desde os anos 1990, o Brasil tem estado crescentemente comprometido com a agenda internacional, seja intensificando ou readequando as relações tradicionais, seja incorporando novos assuntos em sua própria agenda. Durante os dois mandatos de Lula (2003-2010), os esforços de projeção internacional ocorreram em várias frentes simultaneamente. Houve tanto investimentos no plano multilateral visando à recomposição de forças e à diversificação da agenda, quanto no plano das relações sul-sul no qual se inserem a maior atenção despendida à América do Sul e à África, além

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com