TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mobilização popular e melhoria da administração pública

Tese: Mobilização popular e melhoria da administração pública. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2014  •  Tese  •  454 Palavras (2 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 2

Mobilização popular e a melhoria da gestão pública

O Brasil está vivendo momentos de efervescência (junho de 2013).

O que começou de forma pontual como um protesto contra o aumento da passagem de ônibus em São Paulo ganhou o país e se transformou em uma ampla demonstração de insatisfação popular. Em grande parte insatisfação com a falta de qualidade dos serviços públicos e pela falta de ética na política. Considerando o título desse blog, não poderia deixar de refletir sobre o assunto.

Além dos representantes do movimento do passe livre, não há lideranças bem definidas e isso assusta a classe política, que está acuada aguardando o encerramento dessa onda de protestos. A imprensa e a classe política estão procurando uma liderança na multidão. Mas não encontram uma. Encontram milhares. A imprensa quer um rosto para estampar nos jornais e revistas. Essa é a grande diferença desse movimento. Não tem uma bandeira e em grande parte é pacífico.

Mas o que as manifestações estão dizendo efetivamente ?

Compreendo que a mensagem é clara de que a sociedade exige mudanças: O recado das ruas é: ou a classe política reage e faz as mudanças ou a sociedade está avisando que vai mudar a classe política.

Há políticos que há décadas se revezam no poder sem apresentar alternativas claras.

Durante toda semana de protestos sentimos falta de um pronunciamento da presidente Dilma. Queríamos ouvir o que os presidentes da Câmara e do Senado tinham a dizer à população. Somente no final de junho iniciou-se uma forte mobilização política envolvendo o executivo, legislativo e judiciário para dar respostas aos manifestantes.

A presidente Dilma se manifestou somente no dia 21/6 às 21h em cadeia nacional.

O que toda classe política espera é que isso tudo passe logo e que na euforia da Copa do Mundo de 2014 a população se esqueça dos problemas do país e continue votando sempre nos mesmos nomes. Por que há deputados que estão na quinta, sexta legislatura? É claro que é porque a população os elegeram ! Há quanto tempo José Sarney é senador mesmo?

Olhando para trás, em 1984, me lembro que aos 14 anos já estava trabalhando como desenhista na cidade de Marília.

Naquele momento minha consciência política começava a aflorar e por isso guardo boas recordações do movimento de Diretas Já. O Congresso não respeitou a vontade das ruas. No entanto, foi possível a eleição de Tancredo Neves pelo Colégio Eleitoral. Se não fosse a mobilização popular talvez seriamos governados pelo Paulo Maluf, candidato oficial dos militares. Aliás, Maluf continua sendo eleito.

Para tristeza de milhões, tomou posse José Sarney. O resultado todo mundo conhece.

Em 1992, estava trabalhando em uma indústria na cidade de Blumenau, fazendo estágio de final de curso de engenharia mecânica. Vi pela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com