TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modele De Gesatão Etica

Ensaios: Modele De Gesatão Etica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  295 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

5. Organizar o Comitê Estratégico de Ética para favorecer as reflexões, avaliações, promoção e acompanhamento da conduta e ações éticas na empresa.

6. Implementar práticas como: ouvidoria da ética, auditorias éticas, Balanço Social, Voluntariado, Núcleo de Ética e Cidadania na empresa.

Concluindo, não se deve esquecer que:

"não se estabelece a Ética Corporativa por meio de Códigos, mas de Diretrizes Éticas, que traduzem a Cultura e a Filosofia Organizacional em um Modelo Estratégico de gestão." - Francisco Gomes de Matos (p.119)

Conceitos Fundamentais

Ética e Gestão - "ética é gestão corporificada em duas condições essenciais: a Estratégia e a Competência. Só com elas haverá governo, pois estão preservados os bens maiores de uma administração eficaz: justiça social, liberdade e paz. Segurança, saúde, educação e espiritualidade são conseqüências naturais... "todo empreendimento, qualquer iniciativa, fundamentada na ética, tem seu êxito condicionado à Estratégia e à Competência, que se definem em um Modelo de Gestão" (p. 120)

Educação ética na empresa - a Educação ética na Empresa deverá: Desenvolver a consciência ética;Desenvolver a Liderança Ética;Desenvolver o Comportamento ético e Desenvolver a Atuação ética.

É sempre importante lembrar que a "ética não se define por um código, não são normas formais e coercitivas, não é um tumulo de idéias, mas significa educar a consciência para a liberdade responsável, o relacionamento harmonioso e realizações (atuações) compartilhadas e bem-sucedidas. (p.121)

Cultura como fator de sucesso – a cultura é fator de sucesso quando há forte conscientização e comprometimento com verdades comuns que sedimentam a identidade grupal.; e,se tem o sentido de pertencimento que é a maneira como a organização é percebida e amada, significa a identificação com a sua alma.

Cultura como causa de fracasso – a cultura é causa de fracasso quando não há compreensão dos valores que fazem a diferença cultural, isto porque: ou a cultura é tão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com