TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Começo de uma Ciência

Por:   •  9/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

Curso: Relações Internacionais

Disciplina: Metodologia Científica e Produção Textual

Professor (a): Elisiane Donde Dal Molin

Alunos: Danrlei Avila Pedroso, Hilanú de Paula Neris

                                         O Começo de uma Ciência

Com uma introdução básica de como surgiu o estudo das relações internacionais, Carr nos mostra por que é necessário estudarmos os fenômenos que estão além das nossas fronteiras. Eis que surge a pergunta, de onde brotou essa curiosidade? Carr acredita que tudo que foi se criando até hoje, aconteceu a partir de uma necessidade do ser Humano. Por exemplo, a necessidade de construir pontos que deu origem a ciência da Engenharia, a necessidade de curar doenças deu origem as ciências biológicas, ou o desejo de curar as doenças do corpo político deu inspiração à criação das ciências políticas. Diferente das ciências exatas ou físicas que possuem um caminho já pré-estabelecido de pesquisas e resultados, o pesquisador das ciências políticas procura a cura para um mal no próprio corpo político, mas acaba por perceber que não será tão lógico, pois está lidando com seres humanos que por sua vez já possuem uma maneira pré-estabelecida de pensar.

Mesmo que a princípio surjam indivíduos em meio ao campo político que tragam entre si, ideias à primeira vista impactantes e que de algum modo poderão melhorar a sociedade em questão, não será ele por si só capaz de realiza-las com sucesso. Pois mesmo tendo em sua mente uma vontade de achar alguma “cura” para os problemas que existem ao seu redor, terá que levar em consideração não só o começo e o fim de seus projetos, mas também todo um meio que de forma a lhe ajudar ou lhe atrapalhar, irão interferir de algum modo em seu projeto inicial. Assim como na Idade Média não foi possível transformar o chumbo em ouro, não será possível fazer com que todos os indivíduos de uma sociedade acabem por pensar de maneira uniforme, mesmo que sejam pensamentos ligados a um bem maior.

Porém, assim como parecia extraordinário e revolucionário chumbo virar ouro, em determinado momento da história as ciências políticas tiveram atores influentes, que surgiram com ideias a princípio perfeitas, onde todas as classes iriam viver juntas e em amizade, oque por eles era denominado como socialismo. Eles acabaram por fazer um trabalho valioso mostrando-se homens conscientes do problema e da necessidade de enfrenta-los. Entretanto, assim como o chumbo não virou ouro o socialismo não passou de um estágio inicial de aspiração à solução dos problemas mundiais.

Ainda hoje não conseguindo alcançar o que seria chamado de “solução” para os problemas frequentemente enfrentados pelos estados, podemos dizer que já obtivemos um grande avanço diante do que um dia foi essa relação. Surgindo a princípio para evitar guerras, à ciência da política internacional teve papel fundamental logo em sua criação como campo de estudo. Pois partindo do pressuposto de que os estados precisariam de uma Organização superior que serviria como Juiz para manter a segurança coletiva, o então presidente dos EUA e também um dos pioneiros dos estudos sobre a política internacional tiveram a ideia de criar a Liga das Nações, que mesmo tendo sido muito contestada quando ainda estava no papel mostrou-se inevitavelmente necessária mesmo que tenha falhado, e posteriormente eclodido uma nova Guerra. Depois em 24 de outubro de 1945 viria a surgir a ONU comprovando que sem um órgão soberano os estados estariam frequentemente em guerras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com