TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DIRIGIDO VYGOTSKTY

Por:   •  6/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 3

Colegiado de Pedagogia

ESTUDO DIRIGIDO VYGOTSKTY

Cascavel - PR, 2019.

Pedagogia – Segundo Ano (matutino)

ESTUDO DIRIGIDO VYGOTSKTY

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia, disciplina de Psicologia da Educação II.

Cascavel - PR, 2019

Estudo Dirigido Vygotskty

  1. Os animais usam instrumentos? (Ver informações oferecidas em sala de aula)

   Os animais também usam instrumentos de forma rudimentar, sendo bastante comum experimentos realizados com chipanzés que utilizam varas para alcançar determinado objeto ou caixotes para alcançar alimentos pendurados, porém, embora esses instrumentos também possuam a função de mediação entre indivíduo e objeto, Vygotsky considera como sendo de natureza diferente da dos instrumentos dos humanos. Os animais não produzem instrumentos com objetivos específicos como os humanos, assim como também não guardam os instrumentos para uso futuro, não preservam sua função como conquista a ser transmitida a outros membros do grupo social, ou seja, os animais são capazes de transformar o ambiente em um momento especifico, mas não desenvolvem sua relação com o meio num processo histórico social, como o homem (OLIVEIRA, 1995, p.29).

11. Descreva e explique o experimento de Leontiev para ilustrar o papel dos signos na atividade psicológica, bem como faixa etária a partir da qual se iniciam os benefícios.

Este visava fornecer elementos para a compreensão do papel dos signos mediadores na atenção voluntaria e na memória, para isso Leontiev utilizou um jogo infantil tradicional na Europa, nesse jogo uma pessoa faz perguntas a outra que tem que responder sem usar certas palavras “proibidas”. No experimento a criança deveria responder a diversas questões sobre cores, como por exemplo, “qual a cor da sua blusa?” “qual a cor do tomate?”, porem, sem utilizar cores que seriam proibidas em suas respostas tais como verde e amarelo. Na primeira fase do experimento, o pesquisador formulava as perguntas oralmente e a criança respondia, sendo sua resposta considerada errada caso falasse as cores proibidas. Na segunda fase, as perguntas e respostas eram feitas da mesma maneira porem a criança recebia cartões coloridos para auxiliar nas suas respostas. As crianças passaram a usar os cartões como suportes externos a sua atenção, separando as cores proibidas, e, antes de cada respostas olhavam para os cartões como se estivessem consultando uma fonte de informação. Com isso, as crianças que utilizaram os cartões como marcas externas para a regulação de sua atividade psicológica, tiveram menos erros do que sem os cartões. Dessa forma a atividade psicológica foi beneficiada pela utilização de signos como instrumentos psicológicos. O processo de mediação também sofre transformação ao longo do desenvolvimento do indivíduo, por constituírem ações psicológicas mais sofisticadas os processos mediadores vão sendo constituídos ao longo do desenvolvimento da criança não estando presente em crianças pequenas. No caso do experimento com os cartões, aproximadamente a partir dos oitos anos é que a criança  vai passar a se beneficiar dos cartões como auxiliares a atividades psicológicas, pois crianças menores não são capazes de fazer uso de recursos externos como os cartões pois embora essas crianças lembravam-se ou não da cores proibidas, não conseguiam controlar sua atividade por meio desses signos mediadores (OLIVEIRA, 1995, p.32-33).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com