TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Império Inglês - Filme

Por:   •  24/9/2019  •  Resenha  •  769 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

GIULIA DE FREITAS FREIRE

827594 / 1ª ETAPA

RESENHA:

Construindo um Império: Grã-Bretanha

RIBEIRÃO PRETO

2017

GIULIA DE FREITAS FREIRE

RESENHA:

Construindo um Império: Grã-Bretanha

Trabalho apresentado à Unaerp, como       requisito parcial de avaliação na Disciplina de História das Relações Internacionais.

                                                                Prof.ª Dra. Sandra Rita Molina

2017

RIBEIRÃO PRETO

O documentário fala sobre a trajetória do Império Inglês, parte do momento em que o Império Romano deixa o território da Grã-Bretanha e nos mostra o caminho percorrido, apresentando a extensão de seu poderoso governo que se espalhou ao redor de todo o mundo. A Inglaterra ainda possui símbolos de domínio que até hoje provocam admiração.

Seguindo a linha cronológica desde a saída dos romanos do território britânico, os vikings, anglos e saxões que permaneceram ali procuraram formar uma identidade própria. Mas, após a morte do rei saxão Eduardo Confessor, outro império toma o território para si e assume o poder. É o império dos normandos, de ascendência viking, liderado por Guilherme, o Conquistador.

Guilherme foi um rei forte, que expressou seu poder através da construção de monumentos que mudaram a paisagem inglesa. O maior de todos foi a Torre de Londres.

Após a morte do rei normando, vários reis o sucederam e prosseguiram com as obras, mas foi Henrique VIII quem trouxe uma fase sinistra, sendo considerado um dos mais cruéis governantes daquele império.

Henrique queria um filho homem, que sua esposa Catarina de Aragão não o concedeu. A partir disso, tentou um divórcio que não foi aceito pela Igreja Católica. Henrique, então, realizou o Ato de Supremacia, cortando laços com a Igreja, criando uma nova religião e casando-se com Anna Bolena.

A segunda esposa também não gerou um filho homem. Foi acusada de adultério, incesto e bruxaria. Sua punição foi a decapitação.

Henrique também conquistou os mares com seus primeiros navios de guerra. O avanço bélico inglês trouxe poder e vantagem tecnológica para o império.

O poder de expansão inglês continuou crescendo, mesmo após a morte do rei. O cargo foi assumido por George III, um monarca que teve grandes problemas de insanidade durante seu governo. Perdeu a Guerra da Independência, mas conseguiu derrotar Napoleão em sua falha tentativa de dominar as terras britânicas.

Ao passar dos anos, a Inglaterra se expandiu e conquistou um espaço ainda maior na área tecnológica com a criação do trem a vapor e uma rede ferroviária que liga toda a Inglaterra e é utilizada até hoje. O Império Inglês era a maior potência e se encontrava décadas a frente dos outros países no quesito tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (82 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com