TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jornalismo na Idade Média

Por:   •  13/6/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário

 

1. Introdução.................................................................................................................

2. A história do Jornalismo.........................................................................................

2.1. O Jornalismo na Idade Média..................................................................................

2.2. A História do Jornalismo no Brasil............................................................................

3. Web Jornalismo .......................................................................................................

4. Teorias do Jornalismo ................................................................................................

4.1 Campo profissional do jornalismo ............................................................................

4.2 O início da profissionalização: Jornalismo de Informação ...................................

5. Veículos jornalísticos brasileiros ........................................................................

5.1 O Estadão ...............................................................................................................

5.2 A Tribuna ..................................................................................................................

5.3 Terça Livre

Introdução

2. A história do Jornalismo

O primeiro jornal surgiu em Roma, em 59 a.C, ele se chamava Acta Diurna. Foi por intermédio de Júlio César, o imperador romano nesse mesmo ano. A intenção inicial era divulgar os acontecimentos políticos, culturais, e também sociais.

Era uma comunicação oficial do Império para com outras cidades e o povo. Informava quando haveriam batalhas, campanhas militares, os julgamentos e também as execuções em praça pública.

“O primeiro exemplo seguro de jornalismo na história da humanidade, ainda que, como é lógico, não reúna todas as características que se exigem actualmente, mas muitas mais do que sem os dados contrastados de uma investigação rigorosa se pudesse pensar, aparece em Roma.” (Hernando Cuadrado, 2007: 11)

Eram escritas as notícias em placas bem visíveis, para que quem passasse visse com clareza. Eram placas brancas e muito grandes, e não papéis para serem lidos individualmente, pois a fabricação de papel era bastante cara.

“Os pregoeiros avisavam a população do que se passava, incluindo relatos noticiosos nos pregões (por exemplo, para avisar de que seria executada uma sentença relembravam os crimes do condenado). Ainda assim, alguns exemplos pré-jornalísticos podem ser citados: as crónicas, as cartas informativas e os relatos de viagens.” (SOUSA, 2008, p. 45)

A Acta Diurna romana, era um veículo oficial do império, ou seja, não iria nunca dizer nada contra o mesmo império, não poderia veicular os desvios morais e éticos do império, e também derrotas em batalhas.

2.1. O Jornalismo na Idade Média

Johannes Gutemberg, nascido no ano de 1398, na Alemanha, foi o grande responsável por essa fase evolutiva do jornalismo. Com ele se deu a Revolução da Imprensa.

Ele usou a impressão por tipos móveis, inventando o processo de produção em massa e o uso de tinta a base de óleo. Esse processo tornou econômica a produção de livros, um sistema prático, rápido e econômico para as gráficas, consequentemente também aos leitores.

Assim se deu a revolução da imprensa, que foi um grande avanço para a comunicação, e seu processo evolutivo.

Somente no período renascentista, situado entre os finais dos séculos XIV e XVI, o jornalismo tem o seu desenvolvimento retomado. Como o seu próprio nome indica, trata-se de uma época de florescimento cultural e social, marcada por fenômenos como a consolidação do comércio, a crescente concentração das populações em núcleos urbanos, a instituição das primeiras universidades, o desenvolvimento da indústria do papel, a epopeia dos Descobrimentos, o cultivo às artes e o apego ao conhecimento. (SILVA; MOREIRA, 2015, p. 6)

A bíblia de Gutemberg foi a principal obra do autor. Sendo produzida em 1455, sendo fabricada com a tecnologia da prensa de papel.

2.2. A História do Jornalismo no Brasil

No Brasil o primeiro documento escrito foi a carta de Pero Vaz de Caminha, relatando o descobrimento do Brasil e a primeira missa em solo brasileiro. Porém, a primeira imprensa oficial brasileira se deu em 1641, com o jornal A Gazeta do Rio de Janeiro, quando o príncipe regente Dom João veio ao Brasil. Seu primeiro exemplar foi impresso somente em 10 de setembro de 1808.

Antes disso um jornal clandestino iniciava suas atividades em junho de 1808, O Correio Braziliense, um jornal independente, impresso em Londres por Hypolito José da Costa (1774-1823).

Com a vinda do príncipe, foram abertos portos, cidades foram urbanizadas, o Brasil deu um salto culturalmente, isso inclue também a arte, seja a música, teatro e costumes. Segundo Bacelar: “No início do século 20, os jornais eram os principais meios de comunicação em massa no mundo. A concorrência era grande e existia jornais matutinos e vespertinos”.

                                                 

 (BACELAR, Jonildo, 2016,

Nos anos 1920, surgia um novo meio de comunicação, que mudaria o cenário da imprensa brasileira, o rádio. Com o rádio, não se pagava mais pela notícia, obrigando as empresas a apelarem aos patrocinadores. Foi um século difícil para as velhas imprensas, pois era um período de transição, as informações chegavam cada vez mais rápidas, e as empresas precisavam se modernizar. Nos anos 50 chega a televisão e com ela suas imagens, atraindo cada vez mais o povo.

O século 21 chega avassalador, a mídia impressa é cada vez menos lida, o rádio cada vez menos ouvido e a televisão é cada vez menos vista. Todo o conteúdo da TV começa a ser transmitido via Internet, com a criação do Youtube TV, em março de 2017.

“Até o século 19, a imprensa era principalmente regional. No século 20, a imprensa foi dominada por poucos e grandes grupos de comunicação para as grandes massas, processo que requeria bastante capital e concessões do governo.

O século 21 será marcado pela comunicação das grandes massas e será dominado por mentes educadas para entenderem padrões no caos. As grande corporações já disputam espaço na Internet com adolescentes que possuem apenas um computador em seu quarto. Mas a informação de qualidade sempre terá seu lugar e muitas empresas encontrarão seu espaço.” (BACELAR, JONILDO, 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (75 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com