TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

Por:   •  6/8/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 6

PRONATEC

O PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é um programa de assistência criado pelo governo Dilma que tem como objetivo expandir as ofertas de cursos técnicos para estudantes e profissionais que visam à entrada ao mercado de trabalho e a melhoria da qualidade educacional.

Os cursos são oferecidos gratuitamente pelas redes federais, estaduais, municipais e distritais de educação profissional, científica e tecnológica, além de instituições como o SENAC, SENAR, SENAT e SENAI, além de instituições particulares.

Os principais anseios do programa é a procura pela expansão da ofertas de cursos profissionalizantes no Brasil, a construção de escolas técnicas que atendem ás necessidades da população, a ampliação do número de trabalhadores qualificados para o mercado de trabalho, a melhoria da qualidade do Ensino Técnico brasileiro, a democratização das oportunidades e a qualificação crescente dos desempregados do país.

FIGURA 1

[pic 1]

FONTE: Ministério da Educação.   ELABORADO POR: Karla Ochôa.

                                       FIGURA 2

[pic 2]

De acordo com a Figura 2, no primeiro ano de execução, o PRONATEC teve 888 matrículas, já no segundo ano houve um crescimento de 88% de matriculados alcançando o número de 1670. E em 2013, os usuários do programa foram 2901 alunos. Esses dados demonstram que o Brasil, país em desenvolvimento, procura cada vez mais mão de obra qualificada, e que a população adquire consistentemente a noção da importância que os programas assistencialistas influenciam na mudança e melhoria de vida.

                                                                            FIGURA 3

[pic 3]

        FONTE: Ministério da Educação.

De acordo com a Figura 3, o principal estado com matriculados no PRONATEC foi São Paulo, o que reflete a grande oferta de empregos que o estado sempre proporcionou ao país, devido as inúmeras empresas que se localizam na cidade, em seguida o estado de Minas Gerais ocupa o segundo lugar demonstrando que a região que já foi palco de muitas oportunidades no país continua ainda buscando profissionais qualificados.

Em terceiro lugar, o Rio Grande do Sul exemplifica a afirmação de que o estado procura cada vez mais se industrializar e continuar a se uma forte economia do país, e o Rio de Janeiro vem em quarto lugar, demonstrando que a região sudeste, é ainda a região que mais oferece oportunidades de emprego, influenciando a decisão dos jovens profissionais em se qualificarem.

Em quarto e quinto lugares, os estados da Bahia e de Pernambuco demonstram que a região nordeste apresenta muito interesse em se desenvolver.

                                                                               

FIGURA 4

[pic 4]

FONTE: Ministério da Educação.   ELABORADO POR: Karla Ochôa.

De acordo com a pesquisa do Ministério da Educação, em 2014, mostrada na figura 4, 68% dos participantes do programa eram do sexo feminino, e 32% do sexo masculino. Isso além de refletir a majoritariedade do número de mulheres no país, demonstra a quantidade cada vez maior de mulheres que procuram entrar no mercado de trabalho e que se dispõem a participar de um programa de qualificação.

FIGURA 5

[pic 5]

FONTE: Ministério da Educação.   ELABORADO POR: Karla Ochôa.

De acordo com dados do Ministério da Educação, exibidos na quinta figura, 49% dos matriculados no PRONATEC em 2014 têm idade entre 19 e 29 anos, correspondendo ao período de vida mais ativo, esses dados são positivos para o país, já que demonstra que a geração responsável por desenvolver a economia do Brasil está consciente e interessada em se qualificar e produzir uma mão de obra cada vez melhor e mais aptas a corresponder as oportunidades de emprego.

O PRONATEC oferece programas de qualificação para pessoas de 16 anos no mínimo, e não limita a idade máxima dos participantes. Isso pode significar uma oportunidade aos trabalhadores que não se sentem adequados nas suas atuais funções, e podem com o programa ir em busca de outras oportunidades que se adaptam melhor aos seus objetivos.

De acordo com a figura 6, elaborada com dados do Ministério da Educação, 68% dos matriculados em 2014 eram negros. Isso reflete a necessidade que a população negra sentia de ter programas que tenham a promessa de uma melhoria social. O PRONATEC, que oferece cursos profissionalizantes veio como uma oportunidade a essa população que ainda compõe a maior parte dos brasileiros de baixa renda.

                               FIGURA 6

[pic 6]

FONTE: Ministério da Educação.   ELABORADO POR: Karla Ochôa.

O PRONATEC foi criado dentro de um programa do governo Dilma chamado Brasil Sem Miséria. Todos os componentes desse programa têm como objetivo oferecer acesso a serviços básicos, inclusão produtiva, e garantia de renda a população, a fim de solucionar o problema da pobreza extrema no Brasil.

O PRONATEC participa da área de inclusão produtiva que visa aumentar o numero de oportunidades de trabalho para famílias pobres e sem perspectiva de vida. A meta do programa era de alcançar um milhão de matriculas até o fim de 2014. Isso significaria o preenchimento de vagas de emprego que antes ficavam ociosas devido à falta de mão de obra especializada. Além de representar um aumento de rendas para todas as pessoas, incluindo diversas famílias que a partir do programa proporcionariam melhora de vida para os outros membros da casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (267.1 Kb)   docx (192.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com