TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  764 Visualizações

Página 1 de 3

GOVERNO DO ESTADO DO PIAUÍ

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DO PIAUÍ - SEDUC

UNIDADE DE EDUCAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL - UETEP

PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TECNICO E EMPREGO - PRONATEC

COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA[pic 2]

ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM I

01. O parágrafo-padrão possui uma ideia-núcleo + ideias secundárias; é ao mesmo tempo amplo (pois comporta um processo completo de raciocínio) e curto (pois permite a análise dos componentes desse processo). Ao analisarmos um parágrafo-padrão dissertativo encontraremos os elementos constituintes dele, discorra sobre cada um.

Tópico-frasal é a ideia-núcleo, a ideia central que se quer defender e que aparece logo no início do parágrafo. Constitui a Introdução do parágrafo-padrão. O desenvolvimento é a justificação, a fundamentação da ideia-núcleo. A conclusão se faz com a reafirmação da ideia-núcleo: A responsabilidade sobre o futuro destas companhias recaiu então sobre os engenheiros informáticos e programadores contratados para prevenir problemas nos mais variados sistemas e máquinas, desde bases de dados de bancos e empresas, a máquinas registradoras e elevadores.

02. Leia o parágrafo a seguir e responda:

“Política e politicalha não se confundem, não se parecem, não se relacionam uma com a outra. Antes se negam, se excluem, se repulsam mutualmente. A política é a arte de gerir o Estado, segundo princípios definidos, regras morais, leis escritas, ou tradições respeitáveis. A politicalha é a indústria de explorar o benefício de interesses pessoais. Constitui a política uma função, ou o conjunto das funções do organismo nacional: é o exercício normal das forças de uma nação consciente e senhora de si mesma. A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela contaminação de parasitas inexoráveis. A política é a higiene dos países moralmente sadios. A politicalha, a malária dos povos de moralidade estragada.” - Rui Barbosa.

O tópico frasal deste parágrafo é:

a) (  ) A política é a higiene dos países moralmente sadios.

b) (  ) Constitui a política uma função.

c) (X) Política e politicalha não se confundem.

d) (  ) A politicalha, pelo contrário, é o envenenamento crônico dos povos negligentes e viciosos pela conaminação de parasitas inexoráveis.

e) (  ) Antes se negam, se excluem, se repulsam mutualmente.

03. Segundo o nosso material de estudo existem os métodos básicos de desenvolver o raciocínio, comente sobre eles. A partir das leituras decorrentes da Unidade I da apostila didática de nossa disciplina, conceitue a linguagem verbal, não-verbal e verbo-visual (mista) exemplificando cada uma.

Linguagem verbal

É o código que utiliza a palavra falada ou escrita. Ex: Televisão e jornal

Linguagem não-verbal

São sinais, sons, gravuras, símbolos, convenções, música, mímica, gestos, expressões fisionômicas, ou seja, qualquer código que não utiliza palavras.

Linguagem Mista. A linguagem mista ou híbrida, como o próprio nome indica, é a mistura da linguagem verbal e não-verbal em determinada mensagem. Ex uma imagem com frase.

04. Na Comunicação Empresarial e Oficial, são utilizados textos que seguem determinadas normas que devemos respeitar. A partir da leitura referente a última aula, liste estes tipos de textos e suas principais características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (113.3 Kb)   docx (70 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com