TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento de Vendas - Cargill

Por:   •  27/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 5

1. A CARGILL

A Cargill atua no setor agrícola por meio de parcerias com produtores rurais de diversas partes do país, que são seus fornecedores. É considerada uma das principais empresas do segmento, com 21% do mercado brasileiro e investe continuamente no comércio, processamento e na exportação de grãos e outras commodities.

A comercialização é feita de forma integrada por terminais portuários, unidades processadoras, armazéns e escritórios de compra localizados nos maiores centros produtores. Os negócios estão concentrados na cadeia de suprimento de grãos e oleaginosas – produção de óleos brutos, degomado, refinado e envasado, além de farelos. Atua também na comercialização de açúcar, exportação de álcool e nas operações de compra e venda de algodão e rações para gado. É uma fornecedora internacional de produtos e serviços nos setores agrícola, alimentício e de gerenciamento de risco. Fica sedeada em Mineápolis (MN), nos Estados Unidos, e atua em 66 países, nos cinco continents nos quais estão distribuídos seus 131 mil funcionários.

As origens da empresa de dão em 1865 no interior dos Estados Unidos, na cidade de Conover, estado americano do Iowa, quando William Wallace Cargill, comprou um depósito com a finalidade principal de armazenar e vender grãos. No ano seguinte, com a entrada de seu irmão, Sam, no negócio, a empresa passou a se chamar W. W. Cargill and Brother, inaugurando outros depósitos de grãos. Em 1884, a empresa ingressou fortemente no mercado de vendas de grãos na cidade de Lacrosse, estado americano do Wisconsin. Nos anos seguintes teve um crescimento extraordinário, muito em virtude de sua estratégia em apostar no desenvolvimento da malha ferroviária americana, um modal essencial para escoar seus produtos.

Durante a Primeira Guerra Mundial os preços dos grãos dispararam e a Cargill se beneficiou deste momento para obter lucros altíssimos. Somente em 1928 abriu seu primeiro escritório fora dos Estados Unidos, na cidade de Montreal, no Canadá. No ano seguinte surgiu o departamento de exportações, dando início à comercialização de grãos no exterior, onde o preço final já incluía financiamento, embarque e carregamento.

Em 1966, ingressou na indústria de processamento de milho por via úmida. Subsequentemente, a divisão coreana da empresa formou uma joint venture para produzir rações, ovos e aves. Hoje, apesar de atuar sobre um grande leque de atividades, a principal área de atuação da empresa é o comércio internacional de grãos.

Na década de 70 a Cargill importou o primeiro carregamento de suco de laranja concentrado do Brasil para os Estados Unidos. Nas décadas seguintes a empresa cresceu através de inúmeras aquisições, além de ingressar em outros segmentos de mercado como o comércio de café nos anos 80 e no processamento de carne suína e de peru.

Considerada a maior empresa de capital fechado dos Estados Unidos, tem operações que vão da venda de milho e trigo à contratação de navios cargueiros e estruturação de complexos derivativos para fundos de hedge. Sua lista de clientes vão desde a rede McDonald's e a Coca-Cola até o ministério da agricultura do Egito. Além disto, desenvolvendo rações para animais e soluções de nutrição personalizadas.

1.1. ATUAÇÃO NO BRASIL

A Cargill está no Brasil desde 1965 e suas origens estão, em atividades agrícolas. Atualmente, está entre as maiores indústrias de alimentos e uma das 15 maiores empresas do país, e também a principal exportadora de soja do Brasil e a maior processadora de cacau da América Latina.

Sediada em São Paulo (SP), a operação brasileira possui unidades industriais, armazéns, escritórios e terminais portuários em cerca de 180 municípios, onde trabalham aproximadamente 6 mil funcionários.

Dentre as instalações da Cargill no Brasil, está a fábrica de Uberlândia, que é a maior fábrica da empresa fora dos Estados Unidos, que produz ácido cítrico e citratos, além de processamento de soja e milho.

A Cargill oferece soluções inovadoras em comercialização, processamento e distribuição de produtos e serviços aos parceiros nos setores agrícola, alimentício, industrial, financeiro e de gerenciamento de risco.

Em 1975 foi lançado no Brasil o óleo Liza, um produto novo que veio revolucionar os conceitos a respeito do óleo de soja. Ainda nesta década, foram inauguradas novas fábricas no sul e sudeste. Nos anos seguintes, a Cargill deu início a uma série de investimentos na construção de sistemas portuários e ferroviários para o transporte de seus produtos ao Porto de Santos, no litoral paulista, visando aumentar a participação da empresa nas exportações brasileiras.

No início da década de 80, a Unidade da Cargill de Ilhéus, no sul da Bahia, começou o processamento e a comercialização de cacau, produzindo inicialmente licor e depois torta, pó e manteiga de cacau.

1.2. RAMOS DE ATUAÇÃO

A Cargill está dividida em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (58.1 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com