TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poderoso Chefão e a Ciência Política

Por:   •  11/3/2019  •  Ensaio  •  1.893 Palavras (8 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 8

“Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da revolução industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa.” (HOBSBAWM P. 38) É incontestável a relevância da Revolução Francesa, e da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão - originada através dela -, para a História Mundial. A Revolução foi responsável por fomentar diversas agitações políticas que resultaram na crise dos antigos regimes, dando espaço a uma tendência política com viés mais liberal. O pensamento liberal, associado aos ideais iluministas, consistiu em um fator chave no desencadeamento de inquietações populares e na explosão de guerras de independência. Posto isso, é importante analisar como esse evento histórico foi capaz de influenciar movimentos não só no território europeu - como também em terras além-mar -, bem como as independências na América Latina.

Um dos primeiros reflexos da Revolução Francesa em territórios americanos foi a independência do Haiti, uma das mais importantes colônias francesas. A Revolução Haitiana, como também é chamada, teve seus primeiros passos com a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Baseada principalmente nas ideias de Locke e Rousseau - pensadores liberais -, a Declaração assegurava a propriedade privada e afirmava que todos os homens eram iguais perante à lei. Dessa forma, os haitianos “interpretaram que eles também deveriam adotar os ideais revolucionários de igualdade, liberdade e soberania”. (MOREIRA, QUINTEROS, SILVA P. 29) No entanto, tal interpretação não foi bem vista entre os proprietários de terras e escravos da ilha, ainda chamada de São Domingos.

Por conseguinte, aproveitando-se da Revolução, cada setor da sociedade colonial haitiana defendia seus interesses: “para os brancos latifundiários e comerciantes, a conjuntura histórica significava a possibilidade de independência, mas sem mudar a ordem social escravista. Já para a população negra transformou-se em um grito de liberdade.” (MOREIRA, QUINTEROS, SILVA P. 30) Isso implica dizer que mesmo defendendo ideais liberais, os dois setores da sociedade haitiana não estavam do mesmo lado da história: enquanto um grupo lutava pelo Liberalismo consideravelmente mais voltado ao eixo econômico a fim de garantir mais lucros, o outro reclamava o direito inato de liberdade e igualdade promovidos pela Declaração.

É deveras impressionante o fato de os negros escravos e libertos terem conseguido um sucesso relativo na luta pela independência por serem excessivamente oprimidos dentro do sistema colonial. Contudo, faz-se mister ponderar que tal sucesso não se deu através de um evento isolado e imediato, e, sim, com a ajuda de fatores externos e progressivamente. Apesar de os proprietários brancos não concordarem com participação social e política dos negros, os revolucionários franceses concederam os benefícios das novas leis aos mulatos e negros. Ademais, o governo dos Estados Unidos apoiou os rebeldes com o fito de impedir a ação de Napoleão na América, embora os agricultores escravistas americanos do sul não apoiassem a atitude. Destarte, a Revolução Haitiana do mesmo modo acabou influenciando as emancipações latino-americanas. Segundo os autores, “o sul ajudou o grande líder criollo Simon Bolívar em sua última expedição ao norte da América do Sul. Em troca da promessa de que a escravidão seria abolida na América Latina.” (MOREIRA, QUINTEROS, SILVA P. 31)

Com efeito, a Independência do México apresentou-se como um exemplo claro de como a Revolução Francesa exerceu pressão sobre a América Latina. Tal pressão não se deu apenas por influência de ideias, mas também com eventos imediatamente subsequentes à Revolução, como a Era Napoleônica.

Em meados do século XVIII, tensões sociais surgiam dentro do território mexicano ameaçando a relativa estabilidade preexistente. A insuficiência de terras para o plantio e a grande concentração destas nas mãos da Igreja e da elite local somadas com às consequências das reformas políticas impostas por Carlos III caracterizaram-se como um estopim das lutas de independência. Tais reformas políticas foram responsáveis por tornar mais eficiente a exploração da Colônia pela Espanha, desagradando os dois principais setores da sociedade colonial: as camadas camponesas sofriam com o peso dos impostos; os criollos, brancos ricos nascidos na Colônia, desagradaram-se com as limitações de seu poder político e do livre comércio pela Coroa. É perceptível a influência iluminista e liberal nessas reivindicações, uma vez que a elite desejava uma maior autonomia para que assim expandisse seus lucros relacionando-se comercialmente com outros países, além do próprio desejo de chegar ao poder.

Outro ponto no qual também é observável a influência do pensamento iluminista, além da influência do próprio artigo 1º da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, versa sobre a questão social na Colônia. Grande estudioso do Iluminismo, o padre Dolores Hidalgo protagonizou a luta a favor dos indígenas, camponeses e escravos, em adição à própria luta pela independência, evidenciando a premissa sobre a qual defendia de que todos os homens nascem e permanecem livre e iguais em direitos.

Entretanto, apesar desses dois setores terem estado sob influência da tendência liberal, não se pode afirmar que os dois grupos estiveram em harmonia. É preciso salientar que os criollos não defendiam um projeto político que incluísse profundas transformações sociais ou concordasse com a ascensão da classe inferior, uma vez que ela ainda desejava conservar o privilégio da concentração de terras e do uso de mão de obra escrava.

Outrossim, o movimento de independência mexicana também foi beneficiado por eventos provenientes da Revolução Francesa, como o Império Napoleônico. Após o golpe de Estado de 18 de Brumário, Napoleão Bonaparte foi progressivamente exercendo poder sobre territórios fora da França. O exército de Napoleão invadiu a Espanha em 1808 e depôs o rei Fernando VII, substituindo-o por seu irmão, José Bonaparte. Logo foram organizadas Juntas Governativas na América Hispânica em favor de Fernando VII, que gradativamente passaram a se posicionar a favor de uma maior autonomia colonial. Com a expulsão dos franceses da Espanha e sem o atendimento ao desejo de maior autonomia, mesmo a Colônia tendo apoiado a Coroa Espanhola, foram gerados descontentamento e mal-estar em grande parte da elite colonial, criando condições favoráveis para a organização dos movimentos de independência. Desse modo, é válido inferir que a maioria dos movimentos ocorridos no século XIX não consistiram em eventos isolados, mas que surgiram como um reflexo das atividades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com