TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Agenda 2030

Por:   •  6/11/2021  •  Resenha  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

AGENDA 2030

A Agenda 2030 é um plano de ações desenvolvido pela ONU, (Organização das Nações Unidas), que tem por objetivo erradicar a pobreza e desenvolvimento econômico, social e ambiental em escala global, até o ano de 2030.

Este compromisso foi assumido por 193 países e tem 17 objetivos com 169 metas, a serem atingidos entre 2016 até 2030.

Objetivos:

1° Erradicação da pobreza: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

Reconhecido como o maior desafio global, tem como prioridade os mais pobres e vulneráveis. O objetivo é reduzir pela metade o número de pessoas que vivem em pobreza extrema.

2° Fome zero e agricultura sustentável: Acabar com a fone, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Tem como objetivo acabar com todas as formas de má nutrição, garantindo que todas as pessoas tenham acesso a alimentos nutritivos o ano todo, especialmente as crianças.

3° Saúde e bem estar: Assegurar uma vida saudável e promover o bem estar para todos, em todas as idades.

Apesar do progresso já registrado, referente a redução da mortalidade infantil, melhoria da saúde materna e luta contra o HIV/AIDS, tuberculose, malária entre outras, as doenças crônicas continuam sendo o principal fator que contribui para a pobreza e privação dos mais vulneráveis. Este terceiro objetivo tem como meta elevar a saúde e bem estar, essenciais ao fomento das capacidades humanas.

4° Educação de qualidade: Assegurar a educação inclusiva e qualitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

Esse objetivo tem o foco de alcançar a todos, principalmente as pessoas mais vulneráreis, no que tange a educação com base nos princípios dos direitos humanos e desenvolvimento sustentável, promovendo a capacitação e empoderamento.

5° Igualdade de gênero: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

Este objetivo tem o foco em assegurar melhores condições de vida a mulheres e meninas, combatendo a discriminação e violência contra a mulher/menina, intensificação das realizações nas áreas da saúde, educação e trabalho, proporcionando oportunidades iguais para que possam atuar no desenvolvimento, participando na política, economia entre outras áreas.

6° Água potável e saneamento: Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água e saneamento para todos.

Este objetivo visa diminuir a escassez de água que afeta mais de 40% da população mundial e para atingir esse objeto, tem-se como meta apoio e fortalecimento as comunidades com intuito de melhorar a gestão da água, ampliar a cooperação internacional, restaurar ecossistemas, reduzir a poluição, eliminando o descarte de produtos químicos e perigosos, reduzir as águas não tratadas, esgoto a céu aberto e sempre em atenção especial as mulheres, meninas e a população em situação de vulnerabilidade.

7° Energia Acessível e Limpa: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (38.4 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com