TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Agenda 2030

Por:   •  30/9/2020  •  Resenha  •  1.438 Palavras (6 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 6
  1. Objetivo 1 - Erradicação da Pobreza

Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

O Primeiro item da Agenda 2030 é a erradicação da pobreza, ela reconhece que é o maior desafio global para atingir o desenvolvimento sustentável e por isso, a grande prioridade do desenvolvimento sustentável deve ser os mais pobres e vulneráveis.

Pensado nisso eles estabeleceram que os países construam parcerias que viabilizem a mobilização de recursos para a criação de programas que erradiquem a pobreza em todos os sentidos, para que a população vulnerável possa ter condições mínimas de sobrevivência e seja possível reduzir à metade a proporção de pessoas que vivem em situação de pobreza.

  1. Objetivo 2 -Fome Zero e Agricultura Sustentável

Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

O segundo item da Agenda 2030 é zerar a fome no mundo de modo a garantir que todas as pessoas - especialmente as crianças - tenham acesso suficiente a alimentos nutritivos durante todos os anos. O pensamento para que esse objetivo seja alcançado é promover práticas agrícolas sustentáveis, por meio do apoio à agricultura familiar, do acesso à terra, à tecnologia e ao mercado.

  1. Objetivo 3 - Saúde e Bem-Estar

Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

O terceiro item da Agenda 2030 é assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades, erradicando as epidemias como AIDS, Tuberculose, , apoiando a pesquisa de vacianas e medicamentos, acabar com as mortes evitáveis de recém nascidos e claro Aumentar o financiamento da saúde e o recrutamento, desenvolvimento, treinamento e retenção do pessoal de saúde nos países em desenvolvimento, especialmente nos países de menor desenvolvimento relativo e nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento.

  1. OBJETIVO 4 – Educação de Qualidade

O Objetivo 4 envolve todos os níveis educacionais, desde a primeira infância até a vida adulta, e tem como de suas metas garantir uma boa educação, sem discriminação de gênero. O importante sobre ser sem discriminação de gênero é que as meninas são as principais prejudicadas em seu desenvolvimento educacional, pois, em comparação aos meninos, a educação delas costuma ficar em segundo plano. Além disso, muitas são obrigadas a abandonar os estudos em função de casamentos e gestações precoces em alguns países.

  1. OBJETIVO 5 – IGUALDADE DE GENERO

O objetivo 5 é relacionado a igualdade de gênero. Ele visa à erradicação de todas as formas de violência contra meninas e mulheres. Outro ponto também é permitir que meninas e mulheres recebam os mesmos incentivos e oportunidades educacionais, profissionais, de participação política e igual acesso a serviços de saúde e segurança.

  1. OBJETIVO 6 – AGUA POTAVEL E SANEAMENTO

O objetivo 6 é relacionado a agua potável e Saneamento. Eles querem permitir que todas as pessoas tenham acesso à água potável, prevendo como meta uma gestão mais responsável dos recursos hídricos, incluindo a implementação de saneamento básico em todas as regiões vulneráveis bem como a proteção dos ecossistemas relacionados à água, como rios e florestas.

  1. OBJETIVO 7 – ENERGIA ACESSIVEL E LIMPA

O objetivo 7 é relacionado a energia acessível e limpa. O objetivo e que não apenas que todas as pessoas tenham acesso à energia, mas que a energia fornecida também seja limpa e barata, para não que não haja prejuízos ao meio ambiente durante a sua produção e também não haja dificuldades de acesso pelas pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade.

  1. OBJETIVO 8 – TRABALHO DECENTE E CRESCIMENTO ECONOMICO

O objetivo 8 é relacionado ao trabalho e o crescimento econômico. Mesmo no século 21 ainda temos violações aos direitos trabalhistas como o trabalho escravo, o desemprego é crescente, afetando muitos jovens sem formação. Para mudar esse cenário, tem se a meta de apoiar o empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros.

  1. OBJETIVO 9 – INDUSTRIA, INOVAÇÃO E INFRAESTRUTURA

O objetivo 9 é relacionado a promover um crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos e para que esse objetivo seja alcançado, eles têm como suas metas, que os países aumentem os incentivos para as pesquisas científicas, o acesso à internet para todos e façam uma maior democratização no acesso às novidades tecnológicas de produção, para que os países de menor desenvolvimento.

  1. OBJETIVO 10 – REDUÇÃO DE DESIGUALDADES

O objetivo 10 é relacionado a reduzir as desigualdades entre as nações e claro internamente. Na agenda 2030 eles não querem somente promover uma melhor distribuição de renda dentro das nações ou de romper com os privilégios comerciais de nações ricas em relação às mais pobres. Eles querem estreitar os laços entre as pessoas que ocupam os territórios do planeta, sejam elas nativas ou imigrantes. O grande causador de diversas violências é a xenofobia e que faz com que várias pessoas se vejam marginalizadas e com menos oportunidades somente por serem de um território ou etnia diferente.

  1. OBJETIVO 11 – CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTAVEIS

O objetivo 11 é relacionado a tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros e sustentáveis.

Esse item é sobre a preocupação que a ONU tem que até 2030 haverá em todo mundo 41 megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes e nem todas serão inclusivas, porque nem todas as pessoas têm acesso à moradia, consequentemente faz com que nem todas as pessoas estejam alocadas em espaços inadequados.  Por isso, uma das metas é que todos os países viabilizem uma urbanização inclusiva e sustentável, e a capacidade para o planejamento e a gestão participativa, integrada e sustentável.

  1. OBJETIVO 12 – CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS

O objetivo 12 é relacionado a assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis. Eles estão preocupados porque no ritmo atual que o planeta consome, estamos consumimos muito mais recursos naturais do que deveríamos. Com isso temos como consequência que nos próximos anos poderemos sofrer com a falta de recursos, como alimentos, minerais, energia, etc. Com isso a Agenda 2030 estabelece como uma das metas reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso

  1. OBJETIVO 13 – AÇÃO GLOBAL CONTRA A MUDANÇA GLOBAL DO CLIMA

O objetivo 13 é relacionado a tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos

A preocupação é como frear o desmatamento, a poluição do ar que tem influência direta no aquecimento do planeta, mesmo tendo avançado bastante a diminuição da abertura da camada de ozônio. Pensando nisso, caso medidas não sejam tomadas, a temperatura global poderá aumentar em até 3 graus até o fim do século 21. Com isso uma das metas é aumentar os investimentos dos países no desenvolvimento de tecnologias que permitam reduzir o desgaste do planeta.

  1. OBJETIVO 14 – VIDA NA AGUA

O objetivo 14 é relacionado a conservar e usar sustentavelmente os oceanos, os mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

Um dos dados preocupantes que foram divulgados pela ONU é que há 13 mil pedaços de plástico em cada quilômetro quadrado do oceano. Isso só mostra como muitos países têm sido displicentes quanto à preservação dos recursos marinhos. Consequentemente esse item acaba entrando como uma das mertas da agenda 2030 que é aumentar a conscientização quanto à poluição dos oceanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (95.5 Kb)   docx (217 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com