TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O discurso político como forma de dominação

Por:   •  9/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.275 Palavras (6 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ

DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA

FERNANDA FACUNDES DOS SANTOS

O discurso político como forma de dominação

SANTANA-AP

2018.1

FERNANDA FACUNDES DOS SANTOS

Discurso Político como Forma de Dominação

Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Licenciatura em Filosofia da UNIFAP como requisito para a conclusão do curso de Licenciatura em Filosofia, sob orientação do Professor Dr. Afrânio Patrocínio de Andrade.

Santana (AP)

2018

[pic 3]

1. Problema

A organização social nos evidencia como os modelos de discurso políticos nos moldam e nos tornam membros dessa sociedade, nos destinando qual posição devemos ter em determinado diálogo, ou até que tipo de comportamento iremos ter e esses fatores resultam em qual discurso iremos aderir. O Discurso Político como forma de dominação é um fenômeno que acompanha a história, sobretudo, a história eurocêntrica (consequentemente de suas colônias) pode-se datar os discursos de acordo com sua fase histórica, por exemplo: Era Medieval, não só o discurso da Igreja Católica que cominou com uma sociedade refém do medo, como também os estudos e pesquisas se encontraram em frente a outra forma de discurso político, o discurso doutrinador. E assim por diante, Período Moderno que tenta deixar para trás o discurso político e doutrinário da igreja, porém nos apresenta com o discurso dominador, resultado da Revolução Industrial e também o discurso dominador usado nas colônias europeias. E no período atual o Discurso da subjetividade, como também do radicalismo político e esse último se torna mais comum e frequente em nosso país.

O discurso político como forma de dominação têm suas como principais características esses tópicos: controle social, coerção, procedimento de exclusão ou interdição, ordem e desordem, sexualidade, poder e a doutrina. E essas características moldam a sociedade e nos leva ao discurso político como forma de dominação, de forma complexa podemos entender ou identificar o discurso, ser contra o discurso, porém sair do discurso dominador sempre é arriscado demais, por que vezes não sabemos ou demoramos demais para identificar que estamos sendo dominados. Tendo conhecimento que dominação vem por meio não só do discurso político partidário, como também nas literaturas, pedagogia e religião, a dominação passa a ser tão normal que ganha um status de normalidade.

Com base nisso pretendo responder alguns questionamentos que irão auxiliar na pesquisa: Como as instituições (não só governamentais) usam o discurso político como forma de dominação? E como as literaturas corroboram com o discurso dominantes e facilitam a normalização dele?

Hipótese –

O discurso político é fundamental no processo de organização social, seja por meio do discurso dominante, ou do discurso que se opõe ao dominante. O presente pré- projeto propõe a estudar como o discurso político é uma forma de dominação, cujo principal objetivo é identificar a dominação através do discurso político. A pesquisa para o pré-projeto tem como objetivos específicos: analisar o contexto histórico, determinar/definir as consequências históricas e apontar as atuais praticas do discurso político como forma de dominação.

2. JUSTIFICATIVA.

No contexto político-social atual, no qual começa a dominar os discursos radicais, se percebe a valorização do discurso político como forma de dominação e busca de poder. Caracterizado por discursos que nos emprega o que devemos ser. Partindo desses entendimentos há o interesse de estudar e entender como o discurso funciona para com os indivíduos, buscar entender como o discurso dominador passar a ser tão comum e frequente que chega ao ponto da normalidade, nas instituições que cada grupo social faz parte.

A maior consequência dos discursos dominantes é a intolerância, que embora banal, de tão rotineira chega ao ponto de não chocar, de virar um ato puramente comum, corriqueiro, não tem importante, e isso se deve ao fato de não chocar mais. O discurso é o meio de comunicação para as massas, se um discurso for bem construído e ele atinge ao um público específico e fazem com que esse público, em casos mais extremos, aceite sempre como o unicamente verdadeiro e o que deve ser praticado. Um exemplo disso é o discurso feito pelo MBL – Movimento Brasil Livre. Que conseguiu atingir o seu público e faz com que o discurso usado seja o único aceito por eles como verdadeiro, uma análise mais detalhada também mostra que os porta-vozes do MBL – Movimento Brasil Livro, são os maiores responsáveis por espalhar noticiais falsas, o público específico do MBL não aceitam discutir a validade da notícia, esse acontecimento é tão extremo que recentemente o eles foram os grandes responsáveis pela campanha contra a vacinação (um pequeno exemplo de discurso político como forma de dominação que tem por consequência o radicalismo.).  

Estudar o discurso e como ele pode ser aplicado de diferentes formas com diferentes resultados numa sociedade é meu foco na graduação de Filosofia Licenciatura, como futura professora na área também pretendo com esta pesquisa entender o discurso usado e praticado em sala, contando desde já o nosso triste histórico de materiais didáticos. Vale ressaltar a importância do desenvolvimento desse projeto, que centra-se no cunho científico que a pesquisa pretende apresentar. Outro aspecto também deve ser citado, a relevância social dessa pesquisa, uma vez que estamos passando por momentos críticos nos discursos políticos no Brasil, tendo em vista o contexto, uma vez que o resultado pode contribuir para entendermos os acontecimentos atuais no país.  

Portanto a escolha do tema surge da necessidade de compreender porque a sociedade brasileira é tão adepta ao discurso dominante e posteriormente fomentar uma discursão e despertar interesses não só do meio acadêmico como também do meio fora da academia das consequências que o discurso como forma de dominação podem causar numa sociedade que é tão pobre intelectualmente, como a nossa sociedade brasileira.

3. OBJETIVO

3.1 Objetivo Geral:

  • Analisar como acontece a dominação através do discurso político

3.2 Objetivos Específicos

  • Analisar o contexto histórico,
  • Determinar/definir as consequências históricas  
  • Estabelecer quais os principais meios divulgação e proliferação do discurso político
  • Apontar as atuais praticas do discurso político como forma de dominação.

Estado atual da questão – dizer se o assunto já estudado e como. Se não foi, descrever as dificuldades que possam surgir durante sua pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (150.5 Kb)   docx (30.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com