TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O impacto na criação de novos meios de obtenção de energia

Por:   •  22/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  279 Visualizações

Página 1 de 2

O impacto na criação de novos meios de obtenção de energia

O desastre nuclear causou uma modificação no modo de obtenção  energia do Japão. Após o acidente e a pressão por parte de ativistas para que o país abandone a energia nuclear, o governo abandonou seus planos de expandir esse modo de produção de energia e, aos poucos, fechou todos os seus reatores para fazer testes e garantir que estes são seguros e resistentes a outras eventuais catástrofes.

Até 2010, a energia nuclear representava 30% do total. Com a interrupção da produção da mesma, o Japão aumentou a importação de combustíveis fósseis e reativou antigas usinas de energia elétrica para suprir a demanda.

Pensando na substituição no modo de abastecimento do país, o Japão adotou como meta atingir a parcela de 22% a 24% do total com a produção de energias renováveis e limpas. Para isso investiu, principalmente, em energia eólica e solar.

Cerca de dois anos após o desastre, o Japão construiu seu primeiro moinho de vento em Fukushima, localizado na costa da cidade. Esse moinho se difere dos outros por ser construído em plataformas flutuante sobre o mar e faz parte de um projeto de 140 moinhos com prazo de conclusão em 2020.

Outra medida para o aumento da quantidade de energia renovável foi a construção do maior sistema de armazenamento de energia solar do mundo. Construído no sul do Japão, o sistema irá armazenar o excesso das fábricas de energia, sendo possível o abastecimento desse tipo de energia durante a noite ou em condições climáticas adversas.

Referências Bibliográficas

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/03/120310_japao_energia_dg.shtml

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2012/05/120505_japao_nuclear_is.shtml

http://www.nytimes.com/2013/10/25/business/international/to-expand-offshore-power-japan-builds-floating-windmills.html

http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2015/06/japao-vai-ter-maior-sistema-de-armazenamento-de-energia-solar-do-mundo.shtml

http://www.brasil.rfi.fr/geral/20150811-linha-direta-japao

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2015/08/japao-retoma-energia-atomica-apos-2-anos-de-blecaute-nuclear.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (61.7 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com