TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OPORTUNIDADES DISFARCADAS NOS RESSENTIMENTOS

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  10.878 Palavras (44 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 44

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO

COM ÊNFASE EM COMERCIO EXTERIOR

PRATICAS ADMINISTRATIVA – ESTAGIO SUPERVISIONADO

OPORTUNIDADES DISFARCADAS NOS RESSENTIMENTOS

São Bernardo do Campo

2015

GRUPO 03

Relatório final, apresentado a Universidade Metodista de São Paulo, como parte das exigências para a obtenção de aprovação no modulo de Praticas Administrativas – Estagio Supervisionado, ministrado pela Prof.ª Bruna Angela Santos.

São Bernardo do Campo, 20 de Novembro de 2015.

Resumo

        O livro proposto para a leitura nos ensina a repensar como enxergamos o mundo e o nosso dia a dia. Os fundadores das grandes empresas começaram seus negócios de baixo, enxergaram uma oportunidade disfarçada em algum momento da vida, seja viajando, trabalhando ou ate mesmo nas coisas do dia a dia e apostaram alto nas suas ideias, claro que alguns dirão “mas nessa época não tinha nada ainda, até eu inventaria esse produto/serviço” pode até ser, mas poucos teriam a ambição e a coragem que essas pessoas tiveram para enfrentar o mercado e conseguir consolidar sua marca em um mercado que nas ultimas décadas tem sido muito agressivo e devastador, onde muitas empresas “quebraram” e só as fortes conseguiram sobreviver.

        É um excelente livro para aqueles que gostam da administração, todos deveriam ler e refletir, pois nele conseguimos perceber como as oportunidades surgem em nossas vidas tanto pessoal como profissional.

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 – Percentual das marcas de luxo preferida pelos brasileiros....................................  28

Figura 2 – Desempenho de vendas da empresa Kraft............................................................. 29

Figura 3 – Participação de mercado da empresa Coca Cola.................................................... 30

SUMÁRIO

1.        CONTEXTUALIZACAO        

1.1.        CHANEL        

1.2.        TANG        

1.3.        COCA COLA        

1.4.        SONY        

1.5.        LEVIS STRAUSS        

2.        OPORTUNIDADE DESCRITA NO LIVRO        

2.1.        CHANEL        

2.2.        TANG        

2.3.        COCA COLA        

2.4.        SONY        

2.5.        LEVIS STRAUSS        

3.        ANALISE DA SITUACAO ATUAL DAS EMPRESAS        

4.        RELATORIO DE PERGUNTAS        

5.        BIBLIOGRAFIA        

  1. CONTEXTUALIZACAO
  1. CHANEL

        Nascida no interior da França, na pequena vila de Saumur em 19 de agosto de 1883, Gabrielle Bonheur Chanel ficou órfã de mãe (que era costureira) aos treze anos de idade. Seu pai, Albert Chanel, a mandou para um pensionato da cidade francesa de Auvergne, onde permaneceu até o fim da adolescência. Porém, a vida simples da cidade interiorana não condizia com a ânsia de Coco Chanel. Trabalhou como balconista em uma loja de tecidos (onde aprende a profissão de costureira e manejar a agulha com perfeição) e até em um cabaré chamado Café Beuglant de la Rotonde, onde cantava a música “Qui qu’a vu Coco dans le trocadero?” (responsável pela origem de seu apelido Coco).

        Mas o intuito de vencer na vida era mais forte e, para isso, ela decidiu sair à procura de amantes, de preferência homens ricos, que pudessem lhe ajudar. Esse foi o primeiro grande confronto de Coco Chanel com a sociedade machista do início do século XX. O envolvimento com o milionário oficial da cavalaria Etienne Balsan levou-a a Paris e a inseriu na alta sociedade da capital francesa. Com a ajuda do cobiçado playboy inglês Arthur Capel (que muitos dizem ter sido o grande amor da estilista e morreu jovem em um acidente automobilístico em 1919), montou sua primeira loja, a Casa Chanel (Chanel Modes) em 1909, no piso térreo de um edifício em Paris. No começo, vendia elegantes chapéus para mulheres e acessórios. A loja estava localizada na região da Balsan, que era ponto de encontro dos burgueses e políticos franceses e suas amadas, e uma oportunidade para Coco vender seus famosos e impecáveis chapéus. O estilo simples, sem grandes adornos de flores, encantou as damas parisienses que frequentavam o jóquei clube da cidade. Quem era aquela mulher que ousava nos trajes simplistas, com misturas entre vestimentas femininas e masculinas? A partir desse momento, Coco Chanel decidiu dedicar-se à costura. Arthur viu em Coco uma futura mulher de negócios e a ajudou a adquirir um imóvel no prestigioso número 21 da Rue Cambon, no ano de 1910.

        Seus cortes simples encantaram e, em 1913, antes da Primeira Guerra Mundial, inaugurou, simultaneamente, duas boutiques de moda, em Deauville (um dos elegantes centros da França na época) e em Paris. Nesta época ela começou a criar roupas esportivas femininas, como por exemplo, blusas com golas rolês, inspiradas nas roupas dos marinheiros, feitas de malha e tricô. Em 1916, quando já chefiava um exército de 300 funcionários, abriu uma loja de alta costura em Biarritz e, em 1921, fixou-se definitivamente no mítico n.º 31 da Rue Cambon, onde a Maison Chanel existe até os dias de hoje. Ainda nesta época foi ousada ao se tornar a primeira estilista a lançar um perfume com sua assinatura. Coco costumava dizer que no mundo da moda havia um excesso de homens que não sabiam como proporcionar o conforto às mulheres. Foi por isso que o estilo criado por ela revolucionou o século XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.7 Kb)   pdf (369.7 Kb)   docx (105.2 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com