TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos De Construcao Planejamento Politico

Artigo: Os Processos De Construcao Planejamento Politico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

2. OS PROCESSOS DE PLANEJAMENTO NA CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL

2.1Planejamento:conceitos e caracteristicas

O ato de planejar é inerente da natureza humana e faz parte do nosso cotidiano como tarefa natural e necessaria. Desde decisões simples e corriqueiras até aquelas mais importantes que definem rumos em nossas vidas, somos levados ao processo de planejamento, mesmo que não o percebamos. Como seres pensantes e sujeitos da história, refletimos, decidimos, agimos e avaliamos os resultados de nossas decisões e ações, o que nos leva a novas reflexões, decisões e ações em um processo dialéticos de pensar e agir sobre e na realidade.

No contexto profissional, esse ato assume importância fundamental na medidaem que as decisões a tomar vão se tornando mais complexas.Quanto mais difíceis os objetivos, as dificuldades, os obstáculos, quanto mais escassos os recursos, quanto mais complicada a questão política presente, mais se torna imprescindível o ato de planejar.O conceito básico de planejamento nasce desta constatação...Precisamos saber para onde queremos ir ecomo iremos chegarlá!

Batista (2000) defende que o planejamento é o método consciente para ordenar as decisões que deverão ser assumidas, para maior realismo, segurança, rentabilidade e racionalidade. E mais, que toda atividade humana que visa a atingir conscientemente um alvo necessita ordenar e sistematizar essa ação frente ao tempo e recursos disponíveis.

A açao planejada se contrapõe fortemente á ação improvisada. Esta leva ao ativismo, o que não garante os resultados quantitativos e qualitativos esperados. Aquela é pontuada pelo processo racional e politicos de reflexão, decisão, ação e revisão.

Segundo Fritsch,(1996,p .57):

[...] Enquanto processo, relaciona-se com o ato

De ir para diante e, enquanto método, com

O caminho a ser seguido, devendo estar a

Serviço da ação, pois tem como objetivo fa-

Zer bem o dia a dia , o tempo todo .

O conceito do que vem a ser planejamento está atrelado à ideia de processo e de método, indicadores da sua dinamicidade, continuidade e flexibilidade, mas, também, de ordenação de etapas que são pensadas e vividas de forma racional e reflexiva, determinando caminhos e direção.

Portanto, algumas questões iniciais importam ser formuladas, tais como:

Por que , para que, quando, como planejar?

Podemos afirmar, assim, que existam fatores básicos que desencadeiam o processo do planejamento, como: necessidades e problemas percebidos ou sentidos pela população, técnicos ou instituição; exigência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com