TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar

Por:   •  5/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 11

UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA

COMÉRCIO EXTERIOR – EAD

PROJETO

PIM – Projeto Integrado Multidisciplinar

SÃO PAULO

2017


UNIP-UNIVERSIDADE PAULISTA

COMÉRCIO EXTERIOR - EAD 

PROJETO

Pim – Projeto Integrado Multidisciplinar

 

ACADÊMICOS

Projeto multidisciplinar desenvolvido e apresentado ao curso de Comércio Exterior da Universidade Paulista em São Paulo- SP.  

 

 

SÃO PAULO

2017

Sumário

1 Introdução        4

2 Descrição da Empresa        5

2.1 Denominação e forma de constituição        5

2.2 Dados e fatos relevantes da empresa        5

2.3 Forças de trabalho        6

2.3.1 Núcleo no Brasil:        6

2.3.2 Núcleo Brasil Polo Logístico - MPP:        6

2.3.3 Núcleo Brasil polo aéreo:        6

2.3.4 Núcleo Angola        6

3 Principais Produtos        7

3.1Principais Concorrentes da organização e aspectos relevantes de cada um        8

3.2 Organogramas da organização        8

3.3Atuações na Gestão Ambiental        9

4 Comunicação empresarial        10

4.1 Estrutura de comunicação        11

4.2 Planejamento de comunicação        11

5 Técnicas de informática        12

6 Conclusão        13


1 Introdução

Este projeto apresenta os resultados da pesquisa realizada Junto à empresa Terra Brasil, com requisito parcial para a obtenção do título de gestor tecnológico em comércio exterior da Universidade Paulista – UNIP.

O objetivo geral do projeto foi a análise dos conceitos técnicos estudados durante o curso e tendo como base a disciplina de Fundamentos da Administração, e as disciplinas complementares de Comunicação empresarial e Técnicas de informática e sua comparação com as práticas de gestão empresarial, tendo ainda incluso neste projeto as informações de âmbito geral acerca da empresa pesquisada.


2 Descrição da Empresa

Terra Brasil

Visitamos e pesquisamos a Vander de Roses Aires Silveira ME, em Arujá, São Paulo, que possui os setores responsáveis pelas áreas de logística, comércio e exportação, onde tivemos a oportunidade de conhecer e conversar com os gestores principais e alguns colaboradores da Unidade Brasil e Angola, identificando assim seus pontos fortes e os problemas que enfrentam no dia a dia.

2.1 Denominação e forma de constituição

Nome Fantasia: Terra Brasil

Ramo de Atividade Logística, comércio exterior e desenvolvimentos de indústrias.

Microempresa, sem capital aberto, compradora e prestadora de serviços no segmento de Importação e Exportação.  

Juntamente com seu diretor, ocorrem reuniões periódicas para manter o funcionamento adequado das atividades com total participação dos colaboradores para o surgimento de novas ideias.

2.2 Dados e fatos relevantes da empresa

Empresa foi aberta em Junho de 2003, a partir da visão da necessidade, deficiência e falta de mão de obra especializada que ocorriam nos países de origem africana devido a anos de guerra civil, onde localmente não conseguiam se reestruturar e reorganizar sua economia e mercado. Após 2 anos de trabalho em território angolano, a empresa Terra Brasil fechou parceria com uma empresa do Congo Brazaville, chamada Dimbatsa Lda., (Escreve-se LDA.), afim de expandir o alcance das vendas e exportações. Referida parceria foi finalizada após 3 (três) anos devido encerramento das atividades da empresa congolesa. A 7 (sete) anos atrás uma nova parceria foi iniciada com um sócio angolano, tendo a empresa o mesmo nome, mas respeitando as regras do país. Tal parceria funciona até a data presente. Portanto, de um início difícil e desconhecido, onde a Terra Brasil tinha o sonho de apresentar e concretizar seu trabalho em território angolano, hoje atende todo o território africano com muita competência e profissionalismo.        

2.3 Forças de trabalho

Hoje a empresa conta com um tipo de estrutura enxuta onde contém 4 núcleos de trabalho. Uma central em Angola – Luanda e mais dois representantes também em território africano, envolvendo uma média de 80 pessoas entre funcionários, parceiros e colaboradores.  

2.3.1 Núcleo no Brasil: parte comercial e administrativa, que contém um diretor e um gerente com curso superior, uma funcionária administrativa, uma funcionária responsável por marketing e 4 colaboradores diretos operacionais.

2.3.2 Núcleo Brasil Polo Logístico - MPP: para maior excelência em qualidade de envios, a empresa terceiriza o polo logístico onde conta com 32 funcionários para a parte geral de estoque, recebimento e conferência de materiais, tal como a parte de embalagem, despacho e procedimentos de carregamento de contentores, liderado por dois funcionários especializados em logística marítima.

2.3.3 Núcleo Brasil polo aéreo: sempre pensando na organização das cargas, foram separados os estoques e logística de envios marítimo e aéreo, assim possibilitando maior facilidade e administração nos envios. 7 (sete) funcionários operacionais cuidam desta parte.

2.3.4 Núcleo Angola: Conta com dois funcionários que ficam responsáveis pela sub gerência do escritório angolano fazendo uma administração tática e correspondendo tudo aos administradores responsáveis por todo o sistema. Além disto, dois funcionários na área financeira que organizam e realizam os trâmites financeiros cambiais e um funcionário operacional.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (155 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com