TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa sobre Greenpeace

Por:   •  10/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  4.901 Palavras (20 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 20

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

PÓS-GRADUAÇÃO EM ASSESSORIA EXECUTIVA

 

 

DAIANNE ALMEIDA

RENATA OLIVEIRA

THAÍS DE MACEDO

VERA SIQUEIRA

 

 

 

GESTÃO EMPRESARIAL / EMPREENDEDORISMO / COACHING DE CARREIRA -
 ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS

 

 

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2015

DAIANNE ALMEIDA

RENATA OLIVEIRA

THAÍS DE MACEDO

VERA SIQUEIRA

 

 

GESTÃO EMPRESARIAL / EMPREENDEDORISMO / COACHING DE CARREIRA -
 ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS

 

 

Trabalho final do módulo de Gestão Empresarial do

curso de Pós-graduação em Assessoria Executiva da

Universidade Metodista de São Paulo.

 

        

Orientação: Prof.ª Bruno Frota

 

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2015


LISTA DE FIGURAS

Figura          I - Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – Comprovante de inscrição e situação cadastral 6

Figura          II - Uso das águas no Brasil12

Figura          III – Organograma Greenpeace16

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO1

1.  BREVE HISTÓRICO2

1.1 Greenpeace no mundo 2

1.2 Greenpeace no Brasil3

2.  MISSÃO4

3.  VALORES4

3.1 Independência 4

3.2 Não violência5

3.3 Confronto pacífico 5

3.4 Engajamento5

4.  CNPJ – SITUAÇÃO CADASTRAL6

5.  TIPO DE NEGÓCIO6

6.  INOVAÇÃO E DIFERENCIAL COMPETITIVO7
6.1 Greenpeace não tem patrocinadores e não se alia a politica 8
6.2 Promover Soluções8

7.
  INTELIGÊNCIA DE MERCADO APLICADA9
7.1 Greenpeace e você9
7.2 Estrutura de governança10
7.3 Tomada de decisão11

7.4 O que foi feito nos anos passados12

8.  NEGÓCIO INICIAL - NOVO NEGÓCIO PARA O GREENPEACE 13
8.1 Foco na redução no consumo de água15

9.  RESULTADOS E CONCLUSÕES16

12.   REFERÊNCIAS20


INTRODUÇÃO

ONG é definida como uma Organização Não Governamental, ou seja, que não possui vínculo com o governo e não possui fins lucrativos. Foi criada por pessoas voluntárias que tem como objetivo a defesa de uma ou várias causas.

As ONGs fazem parte do terceiro setor da sociedade e procuram estar presentes atuando em diversas áreas como: meio ambiente, sustentabilidade, sociedade e entre outras situações.

O Greenpeace é uma organização não governamental de ambiente com 44 anos de existência.  O nome originou-se mediante a estreia de um teste nuclear norte americano nas Ilhas Aleutas e com o objetivo de impedir tal situação, foram pensadas nas palavras green (verde) e peace (paz) afim de expressar pacifismo e defesa ao meio ambiente.

Ao longo desses anos seu foco tem sido baseado em defesa da humanidade com campanhas em favor das florestas, clima, oceanos, etc . Buscando sempre a preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável e procurando sensibilizar a sociedade mediante as diversas situações.

Pensando dessa forma criamos um novo negócio a fim de acrescentar benefícios à sociedade que nos últimos meses tem vivido uma grande escassez de água no Brasil.

1.        BREVE HISTÓRICO

1.1        Greenpeace no mundo

Fundado em 1971 no Canadá, o Greenpeace cresceu rapidamente. Em 1979, sete países já tinham escritórios Greenpeace - e foi necessário criar uma instância internacional de decisão e supervisão. Nascia o Greenpeace Internacional (GPI), sediado em Amsterdã.

O papel do Greenpeace Internacional é o de iniciar e coordenar atividades de campanhas e programas. O GPI é financiado por escritórios nacionais que, por sua vez, são financiados por doações individuais de seus colaboradores. São 2,8 milhões de colaboradores em todo o mundo e escritórios em 41 países.

Os escritórios nacionais auto-suficientes repassam 18% de sua receita bruta para o Greenpeace Internacional. O Greenpeace Internacional apóia financeiramente os escritórios menores que não têm condições de arcar com suas despesas operacionais. Supervisiona, também, as campanhas internacionais do Greenpeace, coordena a frota de barcos de campanha e assegura o desenvolvimento internacionalmente consistente da política e dos objetivos dos escritórios nacionais.

Todos os escritórios nacionais participam da reunião anual do Conselho. O Conselho faz recomendações sobre direção geral e política da organização, define o teto orçamentário anual e elege o Board Internacional, que se reporta ao Conselho. O Board elege um Chair (presidente) e aponta o Diretor Executivo (DE), responsável pelo gerenciamento diário do Greenpeace Internacional.

O Diretor Executivo é assessorado por um time de diretores de programas e se reporta ao Board. O Board é responsável pela fiscalização do orçamento e aprovação das contas da organização. Cabe a ele assegurar a implementação das decisões do Conselho e aprovar a estratégia política de longo prazo.

1.2        Greenpeace no Brasil

O Greenpeace chegou ao Brasil no mesmo ano em que o país abrigou a primeira e mais importante conferência ambiental da História, a Eco-92.

O protesto que marca a fundação da organização por aqui foi uma ação contra a usina nuclear de Angra. Chegando por mar, ao bordo do navio Rainbow Warrior, os ativistas fixaram 800 cruzes no pátio da usina, simbolizando o número de mortos no acidente de Chernobyl.

A primeira grande vitória no Brasil se deu um ano após a inauguração do escritório, com a proibição da importação de lixo tóxico. Ainda na década de 1990, tiveram início as campanhas contra o uso dos gases CFC – que atacam a camada de ozônio – e de transgênicos, que levou à aprovação de uma lei para a rotulagem de alimentos com organismos geneticamente modificados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.7 Kb)   pdf (334.5 Kb)   docx (380.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com