TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Sociais

Exames: Politica Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2014  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 5

Social - é uma política, própria das formações econômico-sociais capitalistas contemporâneas, de ação e controle Política sobre as necessidades sociais básicas das pessoas não satisfeitas pelo modo capitalista de produção. É uma política de mediação entre as necessidades de valorização e acumulação do capital e as necessidades de manutenção da força de trabalho disponível para o mesmo. Nesta perspectiva, a política social é uma gestão estatal da força de trabalho e do preço da força de trabalho.

A política social é questão de uma opção, pois são vários os pontos passíveis de equilíbrio entre AC

Letra da musica homem primata dos titãs.

umulação e privação social. Raramente existe apenas uma solução sócio-política para cada problema, assim como são várias as formas possíveis de implementação de uma determinada solução; e a política social como obrigação permanente do Estado tem duas faces distintas: uma voltada para aquelas vicissitudes que determinam a redução da capacidade das pessoas de obter renda suficiente, outra que contempla circunstâncias transitórias, coletivas ou individuais.

Política Pública - é o conjunto de ações coletivas voltadas para a garantia dos direitos sociais, configurando um compromisso público que visa dar conta de determinada demanda, em diversas áreas. Ela expressa a transformação daquilo que é do âmbito privado em ações coletivas no espaço público.

A política social é questão de uma opção, pois são vários os pontos passíveis de equilíbrio entre acumulação e privação social. Raramente existe apenas uma solução sócio-política para cada problema, assim como são várias as formas possíveis de implementação de uma determinada solução; e a política social como obrigação permanente do Estado tem duas faces distintas: uma voltada para aquelas vicissitudes que determinam a redução da capacidade das pessoas de obter renda suficiente, outra que contempla circunstâncias transitórias, coletivas ou individuais.

Política Pública (considerar também o uso no plural,"Políticas Públicas") é a soma das atividades dos governos, que agem diretamente ou através de delegação, e que influenciam a vida dos cidadãos.1 De uma forma ainda mais abrangente, pode-se considerar as Políticas Públicas como "o que o governo escolhe fazer ou não fazer".2 Vargas Velasques define o termo como "conjunto de sucessivas iniciativas, decisões e ações do regime político frente a situações socialmente problemáticas e que buscam a resolução das mesmas, ou pelo menos trazê-las a níveis manejáveis"3

Exemplo de politica publica.

A educação e a saúde no Brasil são direitos universais de todos os brasileiros.

Assim, para assegurá-los e promovê-los estão instituídas pela própria

Constituição Federal as políticas públicas de educação e saúde.

Politca privada.

politica privada é um direito que dá ao seu titular diversos poderes, e é objeto de estudo dodireito civil.

Propriedade privada compreende o direito de usar, gozar e dispor de uma determinada coisa, de modo absoluto e exclusivo, porém, esses poderes não podem ser exercidos de forma ilimitada, pois influenciariam no direito alheio, que também tem os mesmos intereses do outros indivíduo e, cabe ao Poder Público, limitar até onde vai o poder de cada um.

A propriedade privada faz parte do capitalismo, e também exerce uma função social e faz parte da Constituição brasileira desde 1988, quando foi pela primeira vez definido a função social de propriedade. Uma propriedade privada pode ter uma função social, em algum momento que o poder público desapropria uma propriedade privada para ser usada como propriedade coletiva para benefício múltiplo e comum.

Exemplo;

Uma casa, um carro, uma fazenda, sua escova de dentes, seus tênis. É tudo o que pertence a alguém, por isso propriedade privada.

Empresas como Volkswagen, Procter and Gamble, o bar da esquina da sua casa, também. Mas tome cuidado: empresas que estão totalmente sob o controle de algum governo, como os Correios e a Caixa Econômica federal, não são propriedade privada.

O QUE SÃO POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL?

1. O que são Políticas Sociais?

São ações governamentais desenvolvidas em conjunto por meio de programas que proporcionam a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma equânime e justa.

2. Quais são as Políticas Sociais?

São as Políticas que asseguram à população o exercício de direito de cidadania: Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Social, Previdência Social, Justiça, Agricultura,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com