TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas Sociais

Trabalho Universitário: Politicas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

A Importância do Serviço Social na Atualidade

O Serviço Social como profissão, em mais de 70 anos de existência no Brasil e no mundo, vem ampliando o seu campo de atuação em todos os espaços onde a questão social esteja presente. Os profissionais desenvolvem projetos, desde a elaboração, execução e avaliação de políticas públicas, como também na assessoria a movimentos sociais e populares e trabalham em ações estatais e privadas para atender a necessidades da população carente.

O Serviço Social na atualidade apresenta alguns questionamentos históricos em relação ao trabalho dos profissionais da área. As mudanças políticas, sociais, culturais e ideológicas e as profundastransformações nos processos de produção nos induzem a refletir sobre novas demandas e dinâmicas do mundo do trabalho.

Os assistentes sociais vêm lutando de diversas formas para defender direitos que buscam firmar condições econômicas, sociais e políticas num processo que visa à garantia da cidadania. Trabalham com equipes interdisciplinares, sendo que a formação, experiência e intervenção não só os habilitam a compor as equipes de trabalho, como atribuem a esses profissionais um papel fundamental na consolidação das políticas públicas.

Atualmente é um trabalho especializado, que trata das relações de trabalho, através das políticas sociais elaboradas pelo Estado. Sua finalidade é que vai determinar o tipo de conhecimento que deverá ser adquirido, organizado e aplicado para um objetivo específico, pois o conhecimento só tem valo se for aplicado para um fim útil.

A função do assistente social deve ser direcionada a ações de proteção e amparo, criando oportunidades de desenvolvimento humano, social e econômico. Deve também atender as necessidades das famílias, desde os direitos básicos, como alimentação e moradia, oferecendo assim novas oportunidades.

Atualmente o país passa por transformações e redefinições no que se refere ao Serviço Social. Os arranjos políticos internacionais fizeram aumentar ainda mais as diferenças de classes, afetando principalmente os modelos deorganização e estruturação do mundo do trabalho. Nesta ótica, um dos desafios para o profissional, como agente de formulação de políticas públicas é qualificar-se, abordar novas tecnologias e recursos digitais, inserido em equipes interdisciplinares. Redimensionar o perfil profissional em sintonia com a evolução.

Apesar do maior empregador dos profissionais da área ainda ser o Estado, novos postos de trabalho em outras esferas estão se apresentando, como em ONGS, instituições privadas, através da terceirização do serviço. Requisita-se para a contemporaneidade um profissional capacitado e habilitado, que deve ser crítico, com competências teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa, com habilidades, versatilidade, iniciativa, liderança, capacidade de negociação, argumentação e resolução.

O Serviço Social de ter como principal objetivo a emancipação da sociedade, através do acesso aos direitos dos usuários por meio das políticas públicas. É por meio de um respaldo teórico, critico e reflexivo que os profissionais da área demonstram seu compromisso com o Projeto Ético Político, tendo nas expressões da questão social o seu objeto de trabalho e de luta contra a ordem social vigente.

Porém

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com