TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Poluição dos Oceanos por Petróleo

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 4

3 .POLUIÇÃO POR PETROLEO

Um dos grandes causadores de poluição marítima é a extração do petróleo no mar. Acidentes como vazamentos em plataformas, vazamentos em navios petroleiros e água utilizada na lavagem de reservatórios dos navios lançadas ao mar, são o principais fatores de poluição dos oceanos por petróleo.

Composto por uma combinação complexa de hidrocarbonetos o petróleo causa sérios danos à vida marítima quando entra em contato com a agua. Quando ocorre o derrame de petróleo também chamado de maré negra, o óleo se espalha pela superfície do mar e logo é transportado pelas correntes marítimas. Em seguida, o óleo se incorpora aos organismos e partículas da atmosfera e na água para depois se sedimentar. Partindo da dinâmica do local onde ocorreu o derrame, grande parte do óleo derramado se evapora devido ao seu ponto baixo ponto de ebulição. Sendo organismos marinhos (zooplâncton e fitoplâncton) podem sofrer pelos efeitos físicos e químicos de toxicidade do petróleo levando-os à morte por asfixia, pois o óleo impede que esses organismos façam as trocas necessárias com o ambiente, como exemplo as suas funções básicas como respiração, excreção, alimentação e a fotossíntese, prejudicando ainda a locomoção e a regulação de temperatura corporal, acarretando um stress térmico e morte em massa.

Para conter a maré negra, pode-se citar o uso de dispersantes e outras substancias com finalidade de quebra das moléculas de petróleo; no entanto, esta estratégia também pode ser prejudicial à vida marinha porque a quebra de hidrocarbonetos naturais pode torná-los mais biodisponíveis para as espécies, por intermédio da absorção e ingestão de partículas). Também são usados os métodos de barragens flutuantes para impedir que o petróleo se alastre por um perímetro maior, a queima do petróleo na superfície marinha, e a retirada de seu excesso por certos bóias absorventes.

3.1 O CASO TORREY CANYON

Em 18 de março 1967, no Reino Unido o cargueiro americano Torrey Canyon se partiu em dois após bater em recife derramando no mar cerca de 120 mil toneladas de petróleo causando um desastre nas aguas do Reino Unido e região. Na época do desastre o Torrey Canyon era o maior cargueiro do mundo e pensando nas consequências desse desastre e em possíveis desastres futuros, foi criada a Marpol (Convenção Internacional Para a Prevenção a Poluição por Óleo) e da Convenção e Código STCW (Normas de Formação, Certificação e Vigilância) para conter novos desastres ecológicos.

3.2 O CASO EXXON VALDEZ

No Alasca, em 24 de março de 1989 , o Exxon Valdez 50 mil toneladas óleo depois de encalhar na Prince William Sound. O óleo atingiu áreas biologicamente ricas e ainda, matando milhares de espécies de animais, peixes e vegetais. A mobilização para a limpeza das praias foi grande, mas há sinais de que alguns métodos usados, como a lavagem das praias com água quente, que assim como o vazamento também é prejudicial ao ecossistema. Quase 30 anos após o acidente ainda há sinais de óleo em praias da regiã, parte do óleo se depositou no subterrâneo e algumas das espécies atingidas ainda não recuperaram sua população original.

3.4 O CASO DA ESTAÇÃO DA BACIA DE CAMPOS

Dia 7 de novembro, Início do vazamento. A Chevron detectou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com