TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Saúde E Doença

Trabalho Escolar: Processo Saúde E Doença. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  1.242 Visualizações

Página 1 de 4

Processo Saúde e doença

De acordo com a OMS- Organização Mundial da Saúde, Saúde é o completo bem estar físico mental e social, não meramente a ausência de doença e enfermidade. Doença é a condição anormal de um organismo que interfere nas funções corporais e está associada a sintomas específicos.

. Doença é a condição anormal de um organismo que interfere nas funções corporais e esta associada a sintomas específicos, pode ser causada por fatores internos ou externos pois toda e qualquer doença tem interação com o agente.

Antes do período pré- cartesiano , as pessoas acreditavam na concepção mágico–religiosa que partia, do princípio de que a doença resulta da ação de forças alheias ao organismo que neste se introduzem por causa do pecado ou de maldição. A doença era sinal de desobediência ao mandamento divino. Essa visão religiosa antecipa a entrada em cena de um importante personagem: o pai da Medicina, Hipócrates

No período pré-cartesiano (400 a.c) acreditavam em idéias hipocráticas ou seja em equilíbrio interno e externo (homeostase).

No período cartesiano os iluministas( Leonardo da Vinci, Isaac Newton, Nicolau Copérnico e Galileu Galileu) tinham uma visão mecanicista ou seja achavam que o corpo humano se igualava a uma máquina e funcionava através de manutenção contínua, mas eles tinham um grande problema, as doenças infectocontagiosas que eles não conseguiam entender, foi aí que surgiram os estudos e a descoberta dos antibióticos mais precisamente a penicilina.

No final do século XVIII houve a primeira revolução da saúde e foi aí que perceberam a necessidade de investir em medicina sanitarista que focava seus conceitos na prevenção, urbanização das Grandes cidades, necessidade de planejamento sanitário (distribuição de água potável, coleta adequada de lixo e melhores condições de habitação) já que na época as condições eram precárias, o governo percebeu que gastariam menos fazendo campanhas para prevenção das doenças do que tratando cada pessoa que ficava doente.

No Brasil - colônia a população indígena acreditava na pajelança que era um modelo de médico religioso eles acreditavam no misticismo.

Os primeiros hospitais fundados no Brasil foram as santas casas de misericórdia em Santos no ano de 1507 e na Bahia no de 1543.

Em 1604 e 1679 houve a continuidade da catalogação de espécies no uso medicinal, já iniciada pelos jesuítas e outros viajantes comparando o uso das espécies nativas e as já conhecidas na farmacopéia européia.

Em 1808 após sua chegada ao Brasil D.João I criou as duas primeiras escolas de medicina no Rio de Janeiro e em Salvador, chamadas Academias.

Em 1811 uma das primeiras medidas tomadas por D. João VI , foi a criação da junta vacinica da corte( introduzida por Edwrad jenner na Inglaterra em 1997).

Em 1832 as academias de medicinas foram transformadas em faculdades de medicina e pela primeira vez no Brasil, a obrigatoriedade da vacina.

Em 1850 por ocasião da segunda grande epidemia de febre amarela foi criada a junta central da saúde pública.

No final da década de 1970 os grandes problemas da época foram por fatores comportamentais (sedentarismo, tabagismo e etc), então começaram a investir também em prevenção e conscientização das pessoas, isso surgiu com a segunda revolução da saúde que visava a promoção de saúde.

A primeira medida sanitarista no país foi no Rio de Janeiro pois não tinha nenhum saneamento básico e assim várias doenças graves como varíola, malária, e até peste negra ou peste bubônica espalhavam-se facilmente. Nessa época a secretaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com