TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Exportação

Por:   •  18/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.500 Palavras (18 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 18

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

PROJETO DE EXPORTAÇÃO

Reinier Alves dos Reis Filho

Matheus Soares Roriz

GOIÂNIA

 2015

REINIER ALVES DOS REIS FILHO

MATHEUS SOARES RORIZ

PROJETO DE EXPORTAÇÃO

Projeto de Exportação apresentado como um dos requisitos para a avaliação na disciplina de Projetos de Exportação e Importação, do departamento CRI da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sob a orientação da professora Aline Tereza Borghi como nota N1.

GOIÂNIA

2015

PROJETO DE EXPORTAÇÃO

Produto: Catchup em Sachês de 8 gramas. NCM: 2103.20.10. Preparação alimentícia diversa – Preparações para molhos e molhos preparados; condimentos e temperos compostos; farinha de mostarda e mostarda preparada - “Catchup” e outros molhos de tomate – Em embalagens imediatas de conteúdo inferior ou igual a 1 kg.

País de Origem: Brasil

País de Destino: Estados Unidos da América

Empresas Envolvidas:

Exportadora:

ODERICH ORIZONA ALIMENTOS LTDA

Localizado na rodovia Go 330, Km 121, S/N, Módulo I Caixa Postal 35, Zona Rural

CEP: 75280-000 na cidade de Orizona, Goiás

CNPJ: 97.1919.020/001-94

Telefone para contato, (64) 3474-3447.

 

Importadora:

KETKRAFTT Ketchup

Localizada na 361 Happ Road, Km 13, S/N

Northfield, Illinois 60093

CNPJ: 43.1323.012/223-74

Telefone para contato: +1 (954) 943-5966

Introdução:

        Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um projeto de exportação, mostrando todo o processo de exportação de um determinado produto, todos os seus passos e “componentes” até que seja realmente entregue. E, também, a empresa procura um aumento e crescimento do mercado internacional de Catchup. O trabalho consiste em elaborar o planejamento desde a apresentação da empresa à entrega do produto em território americano, juntamente com o Marketing Internacional.

        O produto a ser exportado é o Catchup, fabricado pela indústria nacional Oderich, a qual possui fábrica filial em Orizona, Goiás, Brasil, para os Estados Unidos da América. O produto será exportado em forma de sachês de 8 gramas. Além da distribuição e vendas em todo Brasil, também exporta para quarenta e sete países dos cinco continentes. Os produtos obedecem aos mais rigorosos padrões internacionais e atendem às demandas e hábitos alimentares de diversas populações.

        O mercado fatura R$ 2,6 bilhões anuais e cresce de 15% a 17% nos últimos três anos. As margens do mercado brasileiro são significativas e estão crescendo, apesar de fatores relacionados a custos e inflação. A área de alimentos é promissora por dois motivos: a população aumenta e a renda dos emergentes cresce.

        Nos últimos três anos, os Estados Unidos da América importaram cerca de 190 toneladas de alimentos derivados do tomate, como o Catchup. A indústria do ketchup movimenta 500 milhões de dólares todos os anos nos Estados Unidos. Cabe ressaltar ainda, que é o país mais consumidor do condimento na atualidade. Isto é, quase não há norte-americanos que não consomem ketchup: 97% das famílias dos Estados Unidos têm o molho na despensa. Em média, cada norte-americano consome 3 garrafas de Catchup por ano.

        Brasil e Estados Unidos mantêm uma antiga e extensa relação comercial. As trocas – é importante dizer – são especialmente importantes para o Brasil. Afinal, o mercado americano é o principal comprador de produtos e serviços brasileiros no exterior – a despeito do crescimento de outras nações como destino das exportações nacionais. Somente em 2006, essa relação atingiu quase 40 bilhões de dólares. Os americanos compraram 24,67 bilhões de dólares – quase 18% do total das vendas brasileiras. Na outra via, o Brasil importou 14,85 bilhões de dólares dos EUA – cerca de 16% de tudo o que compramos do exterior.

        A empresa importadora, KETKRAFTT Ketchup, atua no mercado norte-americano há 8 anos no ramo de condimentos. Desde sua fundação importa Catchup do Brasil. Embora a ODERICH já tenha exportado para o país, este é o primeiro contato com a KETKRAFTT. A parceria pode crescer cada vez mais, através das facilidades de mercado encontradas, assim como barreiras e tarifas existentes dentro e fora dos países envolvidos. É através dos conceitos e fatos citados acima que apresentamos o Projeto de Exportação da ODERICH.

Apresentação

        As Conservas Oderich SA possuem três modernas fábricas de alimentos em conserva, instaladas em 76 mil m², nas cidades de São Sebastião do Caí e Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, e na cidade de Orizona, no estado de Goiás. Tem também uma fábrica de embalagens metálicas, na cidade de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul, responsável pelo fornecimento das latas de aço utilizadas nas unidades produtivas. Os 2.300 funcionários diretos são responsáveis pela produção de mais de 200 diferentes produtos. A Oderich fabrica a mais completa linha de conservas de carnes, legumes, compotas de frutas, molhos, pickles, atomatados e maioneses do Brasil. A capacidade de produção anual é superior a 100 mil toneladas de alimentos e a 300 milhões de unidades de embalagens vazias. O investimento em equipamentos e novas tecnologias que preservam o meio ambiente, a valorização do relacionamento com funcionários, colaboradores, fornecedores, clientes, governo e comunidade, são importantes premissas para a Conservas Oderich, que na busca da alta qualidade de seus produtos, respeita e acredita no desenvolvimento sustentável. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)   pdf (176.2 Kb)   docx (27.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com