TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Público Alvo e Horizonte de Investimento

Por:   •  27/11/2016  •  Seminário  •  3.305 Palavras (14 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 14

  1. Público Alvo e Horizonte de Investimento.

O público alvodeste portfólio é um cliente do tipo Privatecom capital deaproximadamente R$ 10.000.000,00 fruto da distribuição de dividendos de sua empresa.Esse cliente possui perfil arrojado para investimentos pessoaisetem apetite a risco e prefere ter um retorno no curto ou médio prazo.Por conta disso, o horizonte de investimento proposto ao cliente é de 3 anos, período de crescimento do mercado e bons retornos esperados.

  1. Fatores Macro e Microeconômicos Relevantes ao Portfólio

Dada a análise feita sobre o perfil do cliente e combinando-a com o cenário atual da economia mundial, verificamos que o portfólio será composto por ações de mineradoras de ouro, moeda estrangeira e letras do tesouro nacional. Essa escolha teve como base, principalmente, o anúncio do novo presidente dos EUA e a atual conjuntura econômica e política do Brasil.

Assim como foi visto após a crise de 2008, quando o preço da commodities atingiu seu valor máximo causado pela desconfiança da moeda norte-americana há uma grande aposta da retomada deste cenário em resposta a vitória do presidente Trump.

Há uma forte tendência de que o mercado recorrera ao ouro como segurança as novas políticas comerciais a serem implementadas pelo americano eleito. Desta forma, é esperado que o preço do metal dourado volte a subir e até mesmo chegue a patamares semelhantes ao visto no passado recente. Consequentemente, o valor das mineradoras tende a crescer, uma vez que são baseados no preço do ouro, condições macroeconômicas, avanços tecnológicos e possíveis desastres ambientais.

Além disso, outros fatores como Inflação, Riscos de mercado, Depreciações Cambiais e possíveis Ajustes Fiscais, podem favorecer o tipo de investimento escolhido.Com relação ao ajuste fiscal, devemos acompanhar as principais notícias dos países subdesenvolvidos, os quais são o berço das atividades minerais. Isso já vem sendo realizado por diversosgovernos, como por exemplo o Brasil, com intuito de organizar as contas públicas, efetuar o controle inflacionário e para que se restabeleça a confiança dos empresários e investidores externos.Isso também vale principalmente para análise das aplicações em títulos públicos.O ajuste consiste em duas ações: cortar despesas do governo e elevar a arrecadação – pelo aumento de impostos e outras receitas. Essa segunda ação pode ter impacto direto principalmente na descoberta de novos corpos minerais e abertura de novas frentes de lavra, mas o cenário continua vantajoso.

        Se analisarmos a oferta e demanda de ouro neste período, vemos que ambos os lados sofrem um aumento. A oferta também cresce para atender a maior demanda. Minas mais caras e complicadas passam a ser atrativas e não há muito scrap (reciclagem).

[pic 1]

Fonte: www.kitco.com

        Apesar da resposta do preço do ouro ser um pouco mais lenta, em 2016 já vemos um cenário de crescimento. Além disso, a opção de investir em mineradoras de ouro (a maioria é estrangeira) também é uma proteção contra o atual cenário político e econômico do país.

        Considerando o cenário microeconômico a diversificação das ações será baseada na localidade dos ativos das mineradoras. Por exemplo, a Barrick Gold, mineradora sul africana com ativos por todo o globo é a mais completa. Além de possuir minas de ouro e cobre (ativos mais rentáveis com menor custo), está localizada em todos os continentes. Já a Yamana Gold, possui minas somente na América, com foco na latina, e enfrenta maiores dificuldades com a atual conjuntura. No entanto, apresenta menores custos operacionais.

        

  1. Fatores Macro e Microeconômicos no Curto Prazo

Para as próximas semanas, as expectativas gerais do mercado demonstram incerteza referente as questões políticas, visto a aversão da população em geral com o novo governante norte americano. Perspectivas recentesapontam que grande parte das ações tomadas até 2017, terão impacto total até 2019. Dado que o preço do ouro sobe lentamente, estamos esperando para o atual momento a inversão da curva de crescimento das mineradoras, que vinham caindo.

  1. Avaliação dos Fatores Macro e Micro no Horizonte de Investimento Escolhido

Dado que o horizonte de investimento é de 3 anos, acreditamos que as incertezas políticas devem diminuir, porém as ações que podem ser tomadas e já foram previamente comunicadas durante a campanha eleitoral americana, faria com que grandes investidores trocariam dólar por ouro, aumentando a demanda pelo metal e consequentemente elevando seu preço. Além disso, a retração da atividade econômica vem aumentando e não há previsão de melhoras referente a deterioração fiscal de alguns países, ou seja, continuaremos com baixas receitas e altas despesas. As mesmas serão compensadas pela maior margem de retorno nas atividades minerais.Em suma, o cenário fiscal permanece preocupante e desafiador nos países secundários. Para as grandes mineradoras isso não é classificado como desafio e sim oportunidade.

Toda a história do ouro, seu valor intrínseco, estabilidade e segurança, em um momento de euforia e crise trazem as companhias maior valor agregado, por isso a nossa escolha de ativo.

  1. Carteira

        A carteira desse cliente terá uma gestão ativa com ativos alocados em um percentual maior em renda variável e dólar.

        Inicialmente a alocação será 40% em renda fixa (LTN atrelada a taxa de juros visa garantir lucro ao investidor) e o restante em as ações selecionadas (de mineradoras potenciais para o atual momento de incerteza política nos EUA) e a proteção com o dólar.

  1. Alocação estratégica e seus respectivos pesos

        Os ativos selecionados foram dólar para compra de ações de mineradoras de ouro na NYSE e renda fixa (título público). A carteira de ações é composta por ações das empresas Barrick Gold (ABX), Goldcorp (GG), Newmont (NEM) e como opção de investimento em renda fixa, o título público LTN-2021.

        Teremos uma alocação estratégica de 40% em LTN, no caso deste portfólio será LTN-2021. Este título de renda fixa é previamente fixado a taxa de juros com apenas um pagamento de cupom adicionado ao valor de face no vencimento. Na atual situação econômica e política do Brasil pós impeachment, existe uma grande possibilidade de redução da taxa de juros pelo Banco Central nas próximas reuniões do COPOM.O único risco deste ativo seria a elevação da taxa de juros, mas com a atual situação econômica é pouco provável alguma alteração que supere a taxa atual.Dado que a economia e cíclica, a tendência e de melhora. Para isso, o governo tende a reduzir a taxa de juros no CP para incentivar o consumo visando aquecer a economia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (559.7 Kb)   docx (342.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com