TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Unidade III

Dissertações: RE: Unidade III. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2014  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 2

Bom, na letra da música de Carl Orff, identificamos aspectos apresentados e defendidos por Maquiavel em sua obra O principe. De ínicio podemos falar da definição e explanação sobre a Fortuna, apresentada nas primeiras estrofes. Ele a desine exatamente como Maquiavel fala em sua obra , focando em características como : mutável, alusão ao poder, à miséria de quem está embaixo na roda da fortuna, , sorte, dentre outras. Nos ultimos versos ele faz uma pequena referência à Gloria, diz que ao despencar da 'Roda da fortuna', ele foi privado da glória, ao mesmo tempo que esse personagem vai para baixo na Roda, outro sobe e é exaltado com muita Glória, fazendo referência a imortalidade , e em como esse personagem será lembrado. Esse movimento de subida do personagem aponta para a Glória, a imortalidade, outro conceito singelamente caracterizado na musica. A virtu é representada na musica, pelo Rei, o detentor da Virtu, pois ele é quem tem o livre arbitro, e quem faz a roda girar conforme seus interesses e estratégias.

A música ilustra muito bem os conceitos abordados por Maquiavel, assim como a imagem medieval ilustram toda essa cena apresentada pela musica : O rei senta-se no vertice, e é ele quem controla a Roda da fortuna, ele a faz girar de acordo com sua vontade apontando para a Glória, a imortalidade, ele é o detentor da Virtude. A subida da pessoa que está em cima é sempre rumo a Glória, quem está em cima uma hora descerá e perderá sua Glória, ou seja, a roda é totalmente volatil . Na imagem percebemos bem essa ilustração, quem está em cima é poderoso, percebemos pelas vestes e pela postura, quem está embaixo parece miserável.

Maquiavel, defende que o príncipe deve por meio da virtude controlar a roda, ou seja ,as mudanças sociais,o destino, com estratégiase com seu livre arbitro, e condutas virtuosas. Ele deve também entender , estudar a história, a observação do passado faz com que ele tome como aprendizado e procure agir melhor com base nisso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com