TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE

Trabalho Escolar: RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  2.115 Palavras (9 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO

O planejamento ambiental leva a refletir sobre o planeta e o meio ambiente. É preciso ter a consciência de que os recursos naturais são finitos e por isso é necessário mudar hábitos e práticas consumistas. As empresas são as grandes responsáveis pelo crescimento de um país e isso faz com que cada vez mais precise de recursos, causando uma grande exploração de forma incorreta e agressiva causando danos a natureza prejudicando assim o meio ambiente. Há formas de economizar recursos, evitar desperdícios e gerar hábitos mais adequados. É preciso praticar a educação ambiental, preparar e orientar as pessoas para viver em relação harmoniosa e estreita com o meio ambiente.

É preciso formar gente que vê a Terra não como uma coisa a ser dominada, consumida, mas como um grande ser vivo que precisa de cuidados e principalmente respeito.

Em um mundo onde tudo é integrado, há uma grande necessidade em manter o equilíbrio sobre a questão homem e meio ambiente, ambos dependem um do outro. Muitas são as maneiras que se pode fazer para reverter esse quadro de degradação, mas poucas são as atitudes tomadas para que isso aconteça. E esta mais do que na hora de todos abraçarem essa causa e juntos conscientizando a todas há uma grande chance de um futuro melhor.

2. JUSTIFICATIVA

O planejamento ambiental tem como forma de minimizar os impactos causados pelo homem, utilizar os recursos oferecidos de maneira inteligente e consciente e preservar o planeta para as futuras gerações para que possam viver bem desfrutando de tudo que o planeta oferece, contribuindo para a melhoria continua da qualidade de vida e a preservação da natureza. E conscientizar o homem sobre seu verdadeiro papel no meio ambiente e dar um descanso para a natureza

3. SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade é um dos setores mais importantes para contribuir para as mudanças do mundo. Sustentabilidade nada mais é que usar os recursos disponíveis com responsabilidade social, desenvolver produtos e fontes de energia renováveis.

O modo de vida que o homem adotou contribui não só com a degradação do espaço em que vive, mas também com o planeta.

A sustentabilidade vem ao longo do tempo crescendo conforme a evolução do homem e ocupando mais espaço na sociedade, com o objetivo de preservar o bem estar das gerações futuras e tentando evitar que a geração atual prejudique as necessidade e oportunidades das futuras gerações. Preservar o mundo é algo que aprendemos dentro de casa, com a família e são de dentro desse lar que saião os futuros responsáveis pelas gerações de amanhã.

No inicio sustentabilidade era relacionava quase que exclusivamente ás questões ambientais, hoje já não é mais vista apenas como um tema ligado apenas a questões ambientais, e sim um compromisso com um futuro melhor e solidariedade entre as gerações visando o bem-estar da sociedade de hoje e do futuro.

Hoje em dia não são apenas as ONGs que se preocupam com a sustentabilidade ou responsabilidade social, empresas privadas estão se preocupando cada vez mais em tomar atitudes sustentáveis, usando estratégias de gestão ambiental para todas as etapas do processo produtivo. Isso contribui não só com os resultados financeiros das empresas, como também melhora sua reputação, aumentando assim seu crédito e popularidade no mercado. A sustentabilidade gera uma ótima imagem da empresa contribuindo com seu crescimento.

Sustentabilidade é preservar o que temos hoje, defender nosso planeta rico em recursos que nos satisfaz. Usar os recursos oferecidos de maneira inteligente e com consciência sem prejudicar o futuro. O ambiente e o desenvolvimento devem caminhar juntos, para que os dois possam suprir as necessidades um do outro.

Sustentabilidade tenta promover a união entre exploração e equilíbrio, ou seja, explorar recursos seja ele natural ou não de maneira equilibrada e que prejudique o mínimo possível o meio ambiente e os seres que nele habita. Parece um conceito difícil de ser aplicado, e muitas vezes economicamente inviável, mas as empresas que atendem aos parâmetros de sustentabilidade, se multiplicaram e se espalharam em vários lugares antes degradados do planeta.

Indústrias que adotam o sistema sustentável diminuem qualquer tipo de poluição e melhoram a vida não só dos funcionários como a vida nas comunidades. Amenizando assim os problemas causados pelas indústrias poluidoras.

A exploração de recursos naturais com mais eficiência e a possibilidade de recuperação nas áreas degradadas é a porta para que a sustentabilidade seja uma pratica de êxito com muito mais freqüência aos grandes empreendimentos, também preenchera as necessidades humanas de recursos naturais e garantira a continuidade da biodiversidade local, alem de melhorar a vida das comunidades inclusas na área de extração.

Garantir a sustentabilidade de projetos ou de regiões é garantir que mesmo a área sendo explorada continuara a promover os recursos e o bem estar social e econômico das comunidades que ali vivem.

O mundo esta chegando a um ponto cada vez mais critico, com o aumento de poluição, desmatamento e exploração de recurso materiais e minerais. Para revertemos esse quadro a tempo de salvar nosso planeta tem que investir em sustentabilidade ambiental envolvendo os diversos setores a sociedade, política, econômica, etc.

Toda a sociedade precisa se educar diante de suas atitudes e tomar conhecimento de que aqui algum tempo pode não existir mais planeta, mas sim uma imensa bola sem água, sem alimento e conseqüentemente sem vida.

A conscientização sobre a importância de um consumo cada vez mais sustentável é de extrema importância nessa batalha por um planeta mais verde e cheio de vida.

Mudanças climáticas, enchentes, apagões, falta de água e muitos outros problemas é sinal de que o planeta esta pedindo socorro e não esta agüentando os impactos causados pelo homem. Deixamos o planeta e sem forcas devido a nossas praticas prejudiciais e ele, provocando então a ira da mãe natureza.

Os problemas estão cada vez mais sérios e intensos, mas o tempo que nos resta para a melhora é pouco. Tais problemas se devem ao fato do modo de vida que a humanidade escolheu seguir.

Para que haja a expansão da sustentabilidade social, empresarial, ambiental, é preciso primeiramente a conscientização das comunidades e cidades, assim o processo de reestruturação do planeta se torna cada vez mais eficaz.

3.1 POLÍTICA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE:

3.1.1 A lei

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com