TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha De "o Principe"

Ensaios: Resenha De "o Principe". Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Anhanguera – Uniderp / Centro de educação à distância

ALUNO: João Alexsandro Almeida Silva – RA: 436145

Resenha da Obra “O PRÍNCIPE”

de Nicolau Maquiavel

Baseado no documentário da Discovery

Trabalho desenvolvido para disciplina de Ciências Sociais do Curso de Administração da Faculdade Anhanguera UNIDERP na tutoria da professora Leticia Rodrigues.

Feira de Santana

2013

Resenha de “O Príncipe – Nicolau Maquiavel”.

Este trabalho tem a finalidade de expor e analisar as ideias de Nicolau Maquiavel em sua obra O Príncipe, baseado no documentário da Discovery Networks, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=LUDOnaqziLo , enviado em 31.01.2012. Considerando os motivos, a situação do autor, contexto histórico dentre outros aspectos.

Nicolau Maquiavel (Niccolò Machiavelli) nasceu em 1469 em Florença na Itália, seguiu varias profissões como diplomata, músico e historiador, é reconhecido como um marco na história da ciência política pois ele escreveu sobre Estado e Governos de forma muito além da sua época, discorrendo não como a politica deveria ser e sim como ela era, baseado em experiências vividas e relatos históricos.

Quando falamos da sua principal obra ”O Príncipe” atentamo-nos ao contexto em que foi escrita e sua finalidade, onde Maquiavel havia sido exilado e destituído das suas funções publicas após a família Médici ter assumido o poder de Florença, e numa tentativa de retomar as funções na politica, Maquiavel escreveu “O Príncipe” como um presente a Lourenço de Médici.

O livro segue o modelo de um manual com intuito de servir como guia politico buscando através de exemplos reais difundir suas ideias de como deveria ser a administração de um governante o qual não deveria medir esforços para manter e obter o poder. Ele prega a força armada, e uma das primeiras atitudes a ser tomada por um príncipe era reforçar a proteção do seu poder, ”faça a sua prioridade a proteção do seu poder. Sem ele você é inútil...”. Para Maquiavel o governante deve entender que os homens tem uma natureza maléfica e portanto deve ser sempre cauteloso com o seu povo, ou seja, o príncipe não deveria ser bom demais, pois poderia perder a sua imagem de poder e severidade, nem deveria ser odiado pelo povo, temido sim, mas odiado não.

Segundo Maquiavel o uso da mentira, do golpe, da corrupção, da promoção de uma falsa imagem, entre outros desvios de conduta, deveriam ser utilizados pelos governantes se preciso fosse para chegar e para manter-se no poder, pois no final tudo seria justificado e válido, dai a famosa expressão de que “os fins justificam os meios” apesar de nunca ter dito essas palavras.

O príncipe fala sobre poder, para ele o governante tem que ser impiedoso quando preciso, mas demostrar-se compassivo em outras situações, o uso da força e da imposição é apoiado por Maquiavel, mas deve ser sempre bem visto pelo seu povo, pois o sentimento de ódio causa revolta e derruba

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com