TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TPP vs APEC

Por:   •  28/6/2016  •  Abstract  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

O TPP (Trans-Pacifica Partnership) foi criado em 05 de outubro de 2015 e tem 12 países signatários, sendo eles: Singapura, Brunei, Nova Zelandia Chile, Estados Unidos da América, Austrália, Peru, Vietnam, Malásia, México, Canadá e Japão.

O TPP tem como proposito principal aumentar os investimentos e o comércio entre os países signatários, aumentar a criação e retenção de empregos.

A APEC (Asia-Pacific Economic Cooperation) é um tratado o qual reúne 21 nações e o mesmo tem como objetivo de trocas sem impostos entre os participantes, e o mesmo foi criado em 1989.

O acordo abrange cerca de 40% da população mundial, a qual é uma grande quantia de pessoas beneficiadas pelo tratado.

Os países signatários são: Austrália, Brunei, Canadá, Indonésia, Japão, Coreia do Sul, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Singapura, Tailândia, Estados Unidos da América, Taiwan, Hong Kong, China, México, Papua Nova Guiné, Chile, Peru, Vietnam e Rússia.

Apesar de serem muito similares os 2 acordos econômicos, muitos cientistas políticos dizem que a real intenção do TPP (Trans-Pacifica Partnership) é retirar um pouco a hegemonia econômica da China, já que a mesma não faz parte deste acordo e tem crescido em torno de 8%-10% ao ano, e assim tornando-se uma potência mundial.

Outra teoria também é que é uma resposta aos BRICS (grupo de países de 3º mundo com alto nível e probabilidade de desenvolvimento. São eles: Brasil, Rússia, Índia e África do Sul), que fazem parte da APEC, já que os mesmos estão criando um banco próprio para competir com o FMI e o BIRD.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (44.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com