TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  2/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  981 Visualizações

Página 1 de 3

TRABALHO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Atividade 2 - Nesta unidade iremos refletir sobre as atividades relacionadas à Construção Civil. Lembre-se que podemos nos deparar com a possibilidade de doenças crônicas, de acidentes incapacitantes, por exemplo: uma serra decepando um membro, ou pior, com casos de morte, devido à sufocamentos, choques, quedas, entre outros. Todo o trabalho é relacionado a prevenir o acidente, pois, quando ocorre, pode ser fatal.

A partir da leitura da Unidade II – Construção, julgue os itens abaixo em Verdadeiro (V) ou Falso (F) e justifique.

  1. Considere uma empresa fabricante de andaimes, esta tendo no seu quadro de funcionários um profissional legalmente Habilitado, esta fica isenta da obrigação de inscrição no CREA, pois o profissional supracitado apresenta habilitação para dimensionamento do andaime e pode tirar ART para o andaime fabricado.

Justificativa:

  1. A montagem de andaimes pode ser feita por funcionário da empresa que adquiriu o andaime. 

Justificativa:

  1. A melhor proteção para o trabalhador que está em um andaime é utilizar cinto paraquedista com um talabarte e trava tipo overlock, pois evita a queda do trabalhador.

Justificativa:

 

  1. Usar andaimes móveis, do tipo que apresenta rodas, em uma obra é permitido. Sendo que a superfície do piso do andaime seja rígida e antiderrapante, melhor forma é que este apresente estrutura do piso metálica com forração completa, nivelado e travado.

Justificativa:

  1. Para andaimes suspensos é importante termos presente placa de identificação de forma a permitir rastreamento e a mesma deve ter a capacidade de carga indicada. Para a segurança do trabalhador ele deverá estar usando cinto tipo pára-quedista ligado a um cabo guia com trava-quedas.

Justificativa:

  1. Plataformas com sistema de movimentação vertical, que utilizam pinhão e cremalheira e também as que utilizam hidráulica como forma de propulsão devem apresentar maneira de indicar sua movimentação.

Justificativa:

  1. Processos de soldagem apresentam risco apenas devido as radiações não ionizantes e temperatura. Não existe possibilidade de pegar câncer ao se fazer uma solda, a radiação não ionizante não é a mesma que é produzida em aparelhos de raio X.

Justificativa:

  1. Se forem seguidas obrigações normativas ao pé da letra, é determinantemente proibido utilizar empilhadeira a combustão em ambiente fechado.

Justificativa:

  1. Temporalmente devem ser realizados testes em elevadores de obras com acionamento dos freios e deve existir respectiva emissão de laudo para estes testes.

Justificativa:

  1.  Um trabalhador de empreiteira que operava o elevador da obra se aposentou. O dono da empreiteira resolveu contratar um novo operador que na carteira de trabalho consta que realizava esta função há três anos atrás e com experiência de dez anos na função. O mesmo poderia começar imediatamente a trabalhar na função. Você sendo o responsável pela segurança no ambiente de trabalho, estaria agindo corretamente ao concordar com o inicio imediato ao trabalho para este operador.

Justificativa:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (102.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com