TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Da Administração - Capítulo 1

Ensaios: Teorias Da Administração - Capítulo 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/7/2014  •  410 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

1. CASO PRÁTICO: A cozinha do McDonalds

Observe o modelo de trabalho da cozinha do McDonalds e trace um comparativo com as características da Teoria da Administração Científica de Taylor.

No primeiro período de Taylor ele analisou o trabalho individual de cada operário, verificando os seus movimentos e processos de trabalho aperfeiçoando-os e racionalizando-os, como vemos no exemplo da cozinha do Mcdonalds, cada funcionário possui a sua função e ela deve ser feita da melhor, mais qualificada e da mais rápida forma possível.

Já no segundo período de Taylor: ele publicou um livro, “princípios da administração científica”, que a mesma significa (uma combinação de ciência em lugar de empirismo, harmonia em vez de discórdia, cooperação e não individualização, rendimento máximo em lugar de produção reduzida), neste livro Taylor conclui que a racionalização do trabalho operário deveria ser acompanha de uma estruturação geral da empresa e que tornasse coerente a aplicação dos seus princípios. Improvisação deve ceder lugar ao planejamento e o empirismo à ciência. E como podemos confirmar no exemplo do McDonald’s, não existe improvisação, existe um método, um planejamento, onde este deve ser seguido e respeitado para que cada funcionário exerça a sua função, utilizando seus recursos tecnológicos com muita agilidade e competência sem

improvisação.

2. TEORIA CLÁSSICA - ANÁLISE DA REALIDADE: organização e estrutura das empresas

Escolha e analise uma empresa (pode ser onde um membro do grupo trabalha ou alguma que vocês conheçam) verificando como ela está organizada e estruturada (em termos de departamentos e funções). Compare com a Teoria Clássica de Fayol, se possível, faça um desenho do organograma. Depois, compare com os princípios de Fayol e discuta com seu grupo a seguinte questão: a maioria das empresas organiza-se e estrutura-se de acordo com os princípios de Fayol, por quê?

EXEMPLO DA EMPRESA SICREDI

Há muitas empresas que ainda se organizam de acordo com os princípios de Fayol, como no exemplo da empresa Sicredi, todos os subordinados possuem um Superior onde podem recorrer quando necessário, e ainda possuem os STAFFS, que são profissionais especializados que prestam consultoria para suprir dúvidas, resolver problemas, apresentar soluções, entre outros serviços conforme a demanda. Eu acredito que este método ainda é utilizado, entre outros métodos de Fayol que ainda são utilizados nas Organizações, porque além de eficiente é muito ágil no acesso às informações e repassagem das mesmas, o poder não é centralizado, todavia a solução de problemas e tomada de decisões se torna mais eficaz, tornando assim a empresa mais eficiente e boa de trabalhar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com